Toyota confirma 'Tri-gen', a primeira fábrica de hidrogénio

A Toyota vai construir a 'Tri-gen', a primeira fábrica de geração de energia de pilhas de combustível com uma estação de abastecimento de hidrogénio. Esta unidade entrará em funcionamento em 2020. A fábrica 'Tri-gen' é a mais recente revelação da Toyota de desenvolvimentos em prol da mobilidade de emissões 0, depois de a marca ter anunciado o plano de lançamento de 10 veículos 100% elétricos até 2025. O hidrogénio é uma opção que os japoneses estudam afincadamente - como exemplificam os protótipos FCV Fine Ride Concept t, o Mirai (que já circulou em Portugal) e o autocarro que a marca levou ao Salão de Tóquio. A 'Tri-gen' será construída nos Estados-Unidos da América e aproveitará os resíduos biodegradáveis provenientes das explorações agrícolas da Califórnia para produzir água, eletricidade e hidrogénio. Quando estiver operacional, em 2020, a estimativa é de que a fábrica Tri-gen produza aproximadamente 2.35 megawatts e 1.2 toneladas de hidrogénio. Tais valores conseguirão assegurar o funcionamento de 2350 casas de tamanho médio e 1500 veículos em deslocações diárias. A estação de produção de energia será 100% renovável, alimentando as operações da Toyota Logistics Services (TLS) no porto de Long Beach. "São mais de 20 anos de desenvolvimento da Toyota na tecnologia 'Fuel Cell', porque acreditamos no enorme potencial desta tecnologia para reduzir emissões e melhorar a sociedade", referiu Doug Murtha, vice-presidente do Departamento de Planeamento Estratégico da Toyota. "A 'Tri-gen' é um importante avanço na mobilidade sustentável e a chave para o sucesso do ambicioso Desafio Ambiental 2050 para atingir zero emissões de CO2 para os nossos processos produtivos", conclui o responsável da marca que já foi distinguida como líder na mudança do planeta. Leia também: Os mais estranhos combustíveis utilizados em carros… A Tri-gen foi desenvolvida pela "FuelCell Energy", recebendo apoio dos Estados Unidos e diversas agências da Califórnia - incluindo o organismo California Air Resources Board, o mesmo que apoia a proibição de motores de combustão no Estado. Esta é mais um capítulo da estratégia da Toyota que visa aproximar a utilização de hidrogénio e a indústria automóvel, uma fonte de energia que terá um papel essencial na redução de CO2. Outros fabricantes, como a Daimler, também investem no hidrogénio. Numa outra frente, a Audi estuda a conceção de gasóleo sem emissões de dióxido de carbono.