"Eu avisei...". Chairman da Toyota volta a criticar aposta nos elétricos

Hoje em dia "apenas" Chairman da Toyota, Akio Toyoda voltou a criticar a aposta nos EV, quando se assiste a uma desaceleração na procura.

Hoje em dia nas funções de "apenas" Chairman da Toyota Motor Corportation, o japonês Akio Toyoda voltou a falar sobre a preferência dada pelos políticos aos veículos elétricos (EV), em detrimento de outras soluções. Numa altura em que a procura por estes veículos parece desacelerar, o gestor aproveita, agora, para recordar que "eu avisei...".

Já sem a responsabilidade acrescida da gestão do maior fabricante automóvel, ou até mesmo da exposição, o neto de Kiichiro Toyoda, fundador da Toyota Motor Corporation, aproveitou a abertura do ex-Salão Automóvel de Tóquio, agora Japan Mobility Show, para voltar ao tema dos veículos elétricos (EV). Desta feita e numa altura em que se assiste a uma desaceleração da procura por elétricos, em mercados como os EUA, para afirmar que "as pessoas estão, finalmente, a ver a realidade" sobre esta nova solução.

Recordando as reticências que o fabricante japonês sempre demonstrou, relativamente a um enveredar total por esta tecnologia, Akyo Toyoda defendeu que, a situação atual, veio demonstrar que a Toyota, e nomeadamente a sua gestão, estava certa. Ficando demonstrado que, "há muitas maneiras de escalar a montanha da neutralidade carbónica".

Akyo Toyoda é, atualmente, "apenas" Chairman da Toyota Motor Corporation
Akyo Toyoda é, atualmente, "apenas" Chairman da Toyota Motor Corporation

De resto, esta é a prova de que, "quando os regulamentos são feitos com base em meros ideais, são os consumidores que sofrem", concluiu o gestor.

Vale a pena, no entanto, também recordar que, apesar destas palavras do Chairman da Toyota, a desaceleração a que se assiste na procura, não significa, contudo, o fim do crescimento das vendas globais de elétricos. As quais, segundo refere o Wall Street Journal, estão, inclusivamente, a crescer 49% em 2023, valor que, ainda assim, está abaixo dos 63% de subida com que terminou 2022.

LEIA TAMBÉM
Toyota revela protótipo de Land Cruiser elétrico

Aliás e no caso específico da Toyota, embora Akyo Toyoda sempre se tenha mostrado reticente quanto à aposta nos elétricos, o seu sucessor no cargo de CEO, Koji Sato, veio já afirmar que pretende dar prioridade a este tipo de veículos. Principalmente, quando direccionados para aqueles que são os segmentos mais acessíveis.

De resto e também no Japan Mobility Show que agora abre portas, o fabricante deu a conhecer dois novos concepts, totalmente elétricos - o FT-3e, um estudo de crossover elétrico, e o FT-Se, uma espécie de antevisão daquele que poderá ser o MR2 do futuro.