"Enorme desafio". CEO da Toyota pede tempo para baterias de estado sólido

Depois da Toyota ter agendado a estreia das baterias de estado sólido para 2025, o novo CEO veio agora pedir tempo e defender mais soluções.

Depois da própria Toyota ter agendado, ainda no início de 2022, a estreia da tecnologia de baterias de estado sólido, num automóvel híbrido, para 2025, o novo CEO, Koji Sato, veio agora arrefecer um pouco as expectativas, ao assumir o "enorme desafio" que será a aplicação desta solução. Garantindo, mesmo, que, o futuro far-se-á com muitas outras soluções.

Falando daquele que será, certamente, o futuro do maior construtor automóvel mundial, numa extensa entrevista à britânica Autocar, o novo CEO da Toyota Motor Corporation assumiu a necessidade do fabricante promover a descida das suas emissões, como forma de tornar-se neutro em termos de emissões de carbono, o mais tardar, até 2050.

Koji Sato, o novo CEO da Toyota Motor Corporation
Koji Sato, o novo CEO da Toyota Motor Corporation

No entanto e ainda de acordo com o mesmo responsável, tal será conseguido, não apenas através da aplicação de uma só solução tecnológica, mas de várias. Com Koji Sato a assumir, logo aí, o "enorme desafio" que, nomeadamente, a durabilidade das baterias de estado sólido, continua a ser.

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Ainda assim e "a partir do momento em que ultrapassemos esse ponto, a eficiência energética será, realmente, fantástica", garante o responsável máximo da Toyota Motor Corporation, acrescentando que "vamos continuar a trabalhar nesse domínio, mas ainda precisamos de algum tempo".

A solução e-Fuel e 100% elétrica

De resto e também por esse motivo, a empresa continua a trabalhar em muitas outras soluções, como é o caso, por exemplo, dos hoje em dia muito falados combustíveis sintéticos. Solução que, conforme também revela o engenheiro de 53 anos, necessita ainda de evoluir, uma vez que a energia necessária para criar e-Fuel ainda é demasiada. Pelo que, só uma maior evolução tecnológica, poderá vir a tornar viável a sua produção em massa.

Os combustíveis sintéticos são uma das soluções em que a Toyota está a trabalhar
Os combustíveis sintéticos são uma das soluções em que a Toyota está a trabalhar

Quanto a veículos elétricos, Koji Sato admite que a Toyota possa estar, neste momento, ligeiramente atrás dos principais concorrentes, por não disponibilizar uma oferta tão ampla quanto estes. Algo que, no entanto, contrapõe de imediato, ao destacar a importância da qualidade, face à quantidade.

"Não se trata de números ou de quantos modelos temos no mercado, mas, sim, o quão bons eles são, tanto para os clientes, como para o Meio Ambiente", frisou.

Hidrogénio (também) é solução

Aliás e neste domínio dos benefícios para o Ambiente, o recém-empossado CEO da Toyota Motor Corporation defende que o corte nas emissões deve ser feito, não apenas com híbridos, híbridos plug-in, veículos elétricos e combustíveis sintéticos, mas também com hidrogénio.

O hidrogénio continua a ser uma aposta da Toyota
O hidrogénio continua a ser uma aposta da Toyota

Solução que, no entender de Koji Sato, deverá ser encarada não apenas na forma de células de combustível, mas também através da sua aplicação em motores de combustão, à imagem daquilo que o fabricante tem vindo desenvolver em carros de corrida experimentais, como é o caso do GR Yaris ou do GR Corolla.