A outras empresas. Toyota disponibiliza célula de combustível do Mirai

A Toyota vai disponibilizar o sistema de célula de combustível do Mirai num módulo compacto a outras empresas para várias aplicações.

A Toyota vai disponibilizar o sistema de célula de combustível do Mirai num módulo compacto a outras empresas, para utilização em várias aplicações, incluindo geração de energia, em camiões, autocarros ou navios. Objectivo: reduzir a pegada de carbono.

A Toyota desenvolveu um módulo de sistema de célula de combustível destinado a alargar a utilização da tecnologia de emissões zero nesta transição da indústria para a eletromobilidade.

O maior construtor automóvel mundial, que lançou o renovado Mirai no final do ano passado, ainda não conseguiu que os condutores aderissem a veículos a célula de combustível. 

As vendas continuam a ser residuais devido a uma reduzida infraestrutura de abastecimento de hidrogénio, aos valores residuais e ao risco de explosões do hidrogénio.

O novo sistema de célula de combustível será disponibilizado num módulo compacto para ser utilizado como gerador estacionário de energia ou em camiões, autocarros, comboios e navios.

LEIA TAMBÉM
Concept revela 2º geração do Toyota movido a hidrogénio

A Toyota anunciou que tem planos para vender o módulo a outras empresas a partir do segundo trimestre, mas não revelou preços nem objetivos de vendas.

O construtor japonês irá disponibilizar pacotes montados em posição horizontal e vertical, pesando entre 240 a 250 kg.

Os módulos podem ser combinados para uma melhor adaptação ao nível de potência e ao espaço disponível para a sua instalação.

O módulo, que contém componentes do sistema de célula de combustível do novo Mirai, será produzido na fábrica da Toyota de Honsha, no Japão. 

O sistema de célula de combustível da Toyota já estar a ser utilizado no nosso país pela CaetanoBus no autocarro urbano a hidrogénio Caetano H2.City Gold.