No próximo SEMA. Abram alas ao renascido Toyota Celica GT-Four!

Numa altura em que se fala do regresso do Celica, a Toyota desvenda sucessor do GT-Four, feito a partir de um GR 86 e de um GR Corolla!

A notícia deixou-nos a sonhar com aquilo que pode aí vir: numa altura em que se fala num possível regresso do Celica, a Toyota acaba de desvendar espécie de sucessor do icónico GT-Four que todos nós gostaríamos de ter na garagem; ainda que e neste caso em específico, feito a partir da combinação de um GR 86 com um GR Corolla!

O projecto nasceu da colaboração entre a Toyota Motor Corporation e a Evasive Motorsports, com o propósito declarado de fazer disparar os corações da extensa falange de fãs saudosistas (como nós) que ainda hoje recordam o Celica GT-Four original, com o seu 2.0 turboalimentado e tracção às quatro rodas, que fez do ralis o seu domínio.

O GR Corolla foi o dador do motor para o novo Celica GT-Four. Foto: Larry Chen YouTube
O GR Corolla foi o dador do motor para o novo Celica GT-Four. Foto: Larry Chen YouTube

Desta feita, contudo, o regresso está a ser concretizado de uma forma mais… esdrúxula, combinando elementos e personalidades de dois modelos já em produção, ambos com a insígnia Gazoo Racing - o GR 86 e o GR Corolla.

Explicado num vídeo levado a cabo pelo youtuber Larry Chen, que aqui respeitosamente reproduzimos, este novo "Celica GT-Four" tem por base o corpo do GR 86, ao qual a equipa da Evasive adicionou o "coração" do GR Corolla. Ou seja, um pequeno três cilindros 1,6 litros turbocomprimido, a anunciar 300 cv de potência e 360 Nm de binário, complementado com uma transmissão manual de seis velocidades.

LEIA TAMBÉM
O novo Celica? Toyota antevê coupé desportivo elétrico para Tóquio

Ao mesmo tempo e porque também já fazia parte da fórmula original, o acréscimo de um sistema de um sistema de tracção integral permanente, também ele importado do GR Corolla, mas que e neste Celica muito especial, obrigou a uma revisão abrangente do compartimento do motor, assim como chassis auxiliar dianteiro.

Aliás e em certos aspectos, como os suportes de montagem, os cubos e os eixos das rodas, a solução passou por componentes feitos à medida, alguns deles, só passíveis de serem finalizados a partir do momento em que o motor esteja no lugar devido. Com a equipa a não ter a certeza, por exemplo, se não terá de restringir o comprimento da direcção, quando for colocar a cremalheira da direcção hidráulica.

O saudoso Celica GT-Four de ralis. Foto: Larry Chen YouTube
O saudoso Celica GT-Four de ralis. Foto: Larry Chen YouTube

Entretanto e porque o projecto ainda não está finalizado, a Evasive Motorsports continua a contar com o apoio da Eimer Engineering, na realização de um desafio que, neste momento, está, por exemplo, a procurar validar o sistema de transmissão escolhido. Sendo que, só com este passo dado, será adicionada uma gaiola de protecção completa e, já no fim, a pintura e decoração que as imagens mostram.

A partir daí, restará esperar pela edição de 2024 do maior salão norte-americano para profissionais da indústria automóvel, o SEMA, que terá lugar em Las Vegas, EUA, para presenciar, ao vivo e a cores, aquele que se espera ser a antevisão do verdadeiro sucessor do saudoso Celica GT-Four. Nós, já estamos a ansiar pelo momento…

https://youtu.be/bu-j93V9WpI?si=QpMWDfKl-L_HlzKD