A notícia deixou-nos a sonhar com aquilo que pode aí vir: numa altura em que se fala num possível regresso do Celica, a Toyota acaba de desvendar espécie de sucessor do icónico GT-Four que todos nós gostaríamos de ter na garagem; ainda que e neste caso em específico, feito a partir da combinação de um GR 86 com um GR Corolla!
O projecto nasceu da colaboração entre a Toyota Motor Corporation e a Evasive Motorsports, com o propósito declarado de fazer disparar os corações da extensa falange de fãs saudosistas (como nós) que ainda hoje recordam o Celica GT-Four original, com o seu 2.0 turboalimentado e tracção às quatro rodas, que fez do ralis o seu domínio.
Desta feita, contudo, o regresso está a ser concretizado de uma forma mais… esdrúxula, combinando elementos e personalidades de dois modelos já em produção, ambos com a insígnia Gazoo Racing - o GR 86 e o GR Corolla.
Explicado num vídeo levado a cabo pelo youtuber Larry Chen, que aqui respeitosamente reproduzimos, este novo "Celica GT-Four" tem por base o corpo do GR 86, ao qual a equipa da Evasive adicionou o "coração" do GR Corolla. Ou seja, um pequeno três cilindros 1,6 litros turbocomprimido, a anunciar 300 cv de potência e 360 Nm de binário, complementado com uma transmissão manual de seis velocidades.
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Ao mesmo tempo e porque também já fazia parte da fórmula original, o acréscimo de um sistema de um sistema de tracção integral permanente, também ele importado do GR Corolla, mas que e neste Celica muito especial, obrigou a uma revisão abrangente do compartimento do motor, assim como chassis auxiliar dianteiro.
Aliás e em certos aspectos, como os suportes de montagem, os cubos e os eixos das rodas, a solução passou por componentes feitos à medida, alguns deles, só passíveis de serem finalizados a partir do momento em que o motor esteja no lugar devido. Com a equipa a não ter a certeza, por exemplo, se não terá de restringir o comprimento da direcção, quando for colocar a cremalheira da direcção hidráulica.
Entretanto e porque o projecto ainda não está finalizado, a Evasive Motorsports continua a contar com o apoio da Eimer Engineering, na realização de um desafio que, neste momento, está, por exemplo, a procurar validar o sistema de transmissão escolhido. Sendo que, só com este passo dado, será adicionada uma gaiola de protecção completa e, já no fim, a pintura e decoração que as imagens mostram.
A partir daí, restará esperar pela edição de 2024 do maior salão norte-americano para profissionais da indústria automóvel, o SEMA, que terá lugar em Las Vegas, EUA, para presenciar, ao vivo e a cores, aquele que se espera ser a antevisão do verdadeiro sucessor do saudoso Celica GT-Four. Nós, já estamos a ansiar pelo momento…