Para 2024. Futuro Toyota C-HR anuncia-se ainda mais ousado e com PHEV

A Toyota prepara a segunda geração do C-HR, a qual, inspirada no C-HR Prologue, anuncia-se com linhas ainda mais ousadas e motorização PHEV.

Apresentado, naquela que foi a sua primeira geração, como uma proposta esteticamente ousada, inclusive, face à restante gama do fabricante nipónico, o Toyota C-HR anuncia, agora, uma segunda geração, não menos marcante nas linhas, além de com motorização PHEV. A antecipar uma chegada prevista apenas 2024, eis o C-HR Prologue...

Concept nascido no sul de França e, mais precisamente, no mesmo Centro Europeu de Desenvolvimento de Design da Toyota (ED2) que desenhou o modelo original, o C-HR Prologue acaba de ser apresentado ao mundo pela própria Toyota. Que, além de um design impactante, terá já escolhido, como base, para o seu novo -SUV, a mesma e mais recente evolução da plataforma TNGA, que surge no novo Prius.

De resto e fruto, igualmente, desta opção, o próximo C-HR beneficiará ainda da possibilidade de contar com as mesmas motorizações do hatchbach, entre as quais e pela primeira vez no crossover, um trem de força híbrido plug-in.

Tal como a geração ainda hoje em comercialização, também a segunda geração do C-HR, inspirada neste concept C-HR Prologue, promete causar impacto através das linhas
Tal como a geração ainda hoje em comercialização, também a segunda geração do C-HR, inspirada neste concept C-HR Prologue, promete causar impacto através das linhas

Segundo avança a britânica Autocar, esta variante PHEV montará baterias produzidas já na Europa, algo que não deixa de ser também uma novidade na Toyota, embora e pelo menos para já, não se saiba ainda onde é que essas baterias serão feitas.

Quanto ao trem de força propriamente dito, tudo continua no segredo dos deuses, embora seja possível especular sobre a possibilidade da Toyota colocar no próximo C-HR, a mesma solução híbrida plug-in do Prius. Opção que, com o seu quatro cilindros 2,0 litros a gasolina de 148 cv, acrescido de um motor elétrico a debitar 160 cv, consegue garantir uma potência combinada de 223 cv.

LEIA TAMBÉM
Com ares de coupé e apenas PHEV. Toyota apresenta o novo Prius

Apenas e só como comparação, valerá a pena recordar que, a atual geração do C-HR, equipada com um sistema híbrido composto por um 1.8 litros a gasolina, acrescido de motor elétrico, não vai além dos 122 cv de potência.

Já no que diz respeito à bateria, o transpor da solução aplicada no Prius significará que o crossover contará com uma bateria de 13,6 kWh, assegurando, dessa forma, uma autonomia elétrica que deverá ultrapassar os 80 quilómetros.

O C-HR Prologue é uma criação de Lance Scott, director de design no Centro Europeu de Desenvolvimento de Design da Toyota (ED2), e respectiva equipa
O C-HR Prologue é uma criação de Lance Scott, director de design no Centro Europeu de Desenvolvimento de Design da Toyota (ED2), e respectiva equipa

Apesar dos argumentos vaticinados para a estreante versão PHEV, a Autocar acrescenta que a Toyota continua a acreditar que será o híbrido simples, a reunir maior número de encomendas. Motivo pelo qual o fabricante pretende, também nesta motorização, promover um aumento, ainda que subtil, de potência, também como forma de manter a atualidade nesta versão.

Acompanhado de um novo SUV-Coupé elétrico

A terminar, salientar ainda que, juntamente com o novo C-HR, a Toyota deverá dar a conhecer um novo SUV-Coupé elétrico de estilo semelhante, embora um pouco maior nas dimensões, inspirado no recentemente apresentado bZ Compact SUV.

O bZ Compact SUV
O bZ Compact SUV

Este novo modelo contribuirá, de resto, para reforçar a aposta do construtor automóvel nipónico no cada vez mais importante segmento C-SUV, o qual, segundo as últimas estimativas, deverá vir a representar qualquer coisa como 61 por cento das vendas na Europa, em 2025.