A nova geração do Toyota C-HR vai ser produzida na Europa, na fábrica turca de Sakarya, a qual também terá uma linha de baterias de iões de lítio. O futuro crossover de segmento C da marca japonesa será exclusivamente híbrido ou híbrido plug-in.
A Toyota confirmou a produção da segunda geração do C-HR na fábrica de Sakarya, na Turquia. O novo modelo será proposto em versões híbrida e híbrida com bateria recarregável externamente (plug-in).
O novo Toyota C-HR vai ser o primeiro híbrido plug-in a ser produzido na Turquia e a fábrica também será a primeira na Europa a ser equipada com uma linha de produção de baterias de iões de lítio.
Segundo refere a marca japonesa em comunicado, a linha de montagem apenas para veículos eletrificados do novo C-HR reflete o compromisso "em oferecer veículos com forte redução nas emissões de carbono no maior e mais competitivo segmento de mercado da Europa".
Além da versão híbrida convencional (HEV), o novo Toyota C-HR híbrido plug-in (PHEV) com baterias montadas localmente "expandirá ainda mais a oferta multi-tecnológica da Toyota rumo à meta de 100% de redução de CO2 na sua gama de veículos na Europa até 2035".
Produção no final de 2023
Para a Toyota, o início da produção de híbridos com bateria recarregável externamente constituirá um marco estratégico para a marca no Velho Continente. Juntamente com a linha de produção de viaturas, a Toyota Motor Manufacturing Turkey (TMMT) construirá nas suas instalações uma nova linha de montagem de baterias com capacidade anual de 75 mil unidades. A montagem das baterias para o Toyota C-HR PHEV arrancará em dezembro de 2023.
LEIA TAMBÉM
Para 2024. Futuro Toyota C-HR anuncia-se ainda mais ousado e com PHEV
A Toyota sublinha que a criação de uma linha de montagem na Turquia é um marco histórico para a transformação da eletrificação da Toyota e também apoiará outras fábricas da Toyota na Europa no futuro, com mão de obra habilitada.
O investimento total para este projeto será de aproximadamente 317 milhões de euros, elevando o investimento total acumulado em TMMT para cerca de 2,3 mil milhões de euros.
No âmbito do investimento do novo Toyota C-HR, a TMMT irá melhorar a sua linha de produção, ao mesmo tempo que estabelece a estrutura para responder aos requisitos futuros de diversidade e flexibilidade de produção, sendo este considerado um fator chave na estratégia de sustentabilidade empresarial da Toyota Europa.