Depois da notícia da interrupção na produção do seu novo crossover elétrico, devido a questões técnicas envolvendo a fixação das rodas do bZ4X, eis que a Toyota anuncia, agora, o retomar do fabrico na fábrica de Motomachi, Japão. Decisão que conduzirá, igualmente, ao retomar das entregas a clientes.
O anúncio do retomar da produção do bZ4X foi feito pelo Vice-Presidente Executivo da Toyota Motor Corporation, Masahiko Maeda, em declarações à agência noticiosa Reuters, acrescentando que o fabricante irá agora retomar, progressivamente, o envio do modelo para os mercados onde é comercializado.
A comunicação agora feita surge três meses após a interrupção da produção na fábrica japonesa da Toyota onde o novo crossover elétrico é montado, devido a um problema relacionado com os parafusos do cubo da roda. O qual, em travagens a fundo ou curvas mais fechadas, poderia soltar-se e levar a um desprendimento da roda.
De resto e devido à gravidade da situação, assinalada inicialmente pela entidade responsável pela segurança automóvel no Japão, a Toyota despoletou, de imediato, um recall dos cerca de 2.700 carros já entregues a clientes. Recomendando, inclusivamente, que imobilizam-se de imediato os veículos.
Também nessa altura, o fabricante garantiu que, a substituição e aperto adequado dos parafusos do cubo, resolveria a situação.
LEIA TAMBÉM
Toyota bZ4X prepara-se para chegar à Europa com 516 km de autonomia
Ainda assim, passaram três meses até que o fabricante anunciasse, nesta quinta-feira, dia 6 de outubro, o retomar da produção do modelo em Motomachi.
Recordar, ainda que, das 2.700 unidades entregues durante os dois meses de comercialização, cerca de 2.200 tinham sido vendidos na Europa, 280 nos EUA, 110 no Japão e, os restantes 60, na Ásia.
bZ4X não foi o único
Aliás, vale a pena também referir que o problema não afectou apenas o Toyota bZ4X, como também o seu "irmão quase gémeo" Subaru Solterra. Este último, o primeiro modelo 100% elétrico da Subaru.
No entanto e ao contrário do Toyota, cujas entregas a clientes já tinham sido iniciadas, o Subaru estava ainda na fase de chegada aos concessionários, quando o recall foi despoletado, revelou, ainda em junho, um porta-voz da companhia, à Reuters.
Ainda assim, tiveram de ser recolhidos um total de 2.600 unidades do Solterra, cuja produção é feita na mesma linha de montagem do bZ4X. Facto que leva a acreditar que, também o Subaru, recomeçará a sair, em breve e já com o problema resolvido, da linha de montagem.