A Toyota Portugal acaba de atualizar aquele que é o seu primeiro modelo genuinamente elétrico, o crossover bZ4X, com mais equipamento. Nomeadamente, através da introdução de uma nova variante com tração às quatro rodas, disponível nos concessionários ainda durante o presente mês de maio.
Partindo dos já conhecidos três níveis de equipamento - Exclusive, Premium e Lounge -, a Toyota Portugal aponta, assim e com este reforço, a um incremento da relação preço/equipamento, nomeadamente, através da introdução de uma variante 4x4, concebida a partir daquela que é a versão intermédia, com a qual procura garantir, não somente mais segurança quando sob condições adversas, como também uma maior capacidade de evolução no offroad.
Recorrendo a dois motores elétricos de 80 kW (109 cv), um em cada eixo, o bZ4X Premium AWD beneficia, desde logo, de uma maior potência combinada (160 kW/218 cv) e binário (266 Nm no tracção dianteira, 377 Nm no AWD), com os quais garante, igualmente, melhores prestações. começar na aceleração dos 0 aos 100 km/h, com os 7,5s anunciados pelo tracção dianteira, a caírem para 6,9s, no AWD.
Igualmente presente nesta versão de tracção integral, um sistema XMode, com três modos de atuação: Neve/Lama, Neve Profunda/Lama Profunda para velocidades abaixo dos 20 km/h, e Grip Control, adequado para uma condução fora de estrada mais exigente, a velocidades até 10 km/h.
Lounge e Premium com mais segurança
Passando à versão topo de gama Lounge, a disponibilização do sistema de aquecimento radial frontal, concebido para aquecer mais rapidamente o habitáculo, através da utilização da tecnologia de infravermelhos, a atuar em conjunto com os aquecedores dos bancos dianteiros, sendo que, tanto esta versão, como o Premium, passam a beneficiar, ainda, de uma nova funcionalidade que ajuda a evitar as colisões traseiras.
Sempre que o bZ4X se encontra imobilizado (por exemplo, numa fila de trânsito), este sistema apercebe-se da proximidade de um carro na traseira e, ao detectar um potencial risco de colisão, faz disparar as luzes de emergência traseiras, procurando avisar, assim, o condutor que se aproxima.
Também a acompanhar este sistema, a disponibilização, em ambas as versões, de uma câmara 360º.
Já apenas para o topo de gama, surge uma nova chave digital, compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, e que permite que os utilizadores destranquem e liguem o bZ4X, recorrendo, apenas e só, ao smartphone.
Com mais espaço, conforto e versatilidade
Esta tecnologia pode ser partilhada com até cinco utilizadores em simultâneo, facilitando, dessa forma, o acesso ao automóvel, nas mais variadas situações.
LEIA TAMBÉM
BYD Atto 3 contra todos: Kia EV6, Toyota bZ4x e Mercedes EQA
Finalmente e disponível em todas as versões, um aumento do ângulo de reclinação dos bancos dianteiros, de 42 para 72 graus, aumentando, dessa forma, não só conforto nos lugares traseiros, como a versatilidade e capacidade de transporte.
Com costas do banco traseiro totalmente rebatidas e as costas do banco do passageiro da frente na sua reclinação máxima, torna-se possível, por exemplo, acomodar, no interior do veículo, objectos até cerca de 2,5 metros de comprimento.
Ainda para maio
A terminar, dizer apenas que a Toyota tem previsto lançar a gama atualizada do bZ4X, no mercado nacional, ainda durante o presente mês de maio de 2024.
Entretanto e quanto a preços, a marca nipónica anuncia, para a versão bZ4X Premium AWD, um preço de entrada de 55 190€.