Com chegada prometida aos concessionários já no início do próximo ano, o futuro elétrico Toyota bZ4X apresentar-se-á aos consumidores praticamente sem alterações face ao intenso concept e, mais importante, com uma autonomia de 450 quilómetros.
Primeiro modelo de uma nova família eléctrica, reconhecida toda ela pelo prefixo 'bZ' e que, até 2025, contará com, pelo menos, sete novas propostas, o Toyota bZ4X é, também, o primeiro a utilizar a nova plataforma exclusiva para veículos elétricos e desenvolvida em conjunto com a Subaru, e-TNGA.
Com estreia europeia já agendada para o próximo dia 2 de dezembro, o novo SUV elétrico da Toyota, que terá no Subaru Solterra um irmão (quase) gémeo, anuncia-se, assim e segundo avança a britânica Autocar, como uma proposta espaçosa, com uma distância entre eixos generosa e rodas bem próximas das extremidades da carroçaria. O que lhe permite prometer, segundo o próprio fabricante, um espaço para pernas, nos lugares traseiros, idêntico, por exemplo, ao oferecido pelo topo de gama Lexus LS.
Além da habitabilidade, a garantia, também fruto desta plataforma, de quatro rodas motrizes - daí o sufixo '4X' - e a que se juntam promessas de conforto, conectividade e luminosidade.
O "cabeça de martelo"
Já quanto à estética exterior, a qual promete ser um dos fortes argumentos deste bZ4X, um corpo repleto de ângulos e arestas vincadas, mas que também não esconde algumas semelhanças com o popular RAV4, ainda que, com uma expressividade muito própria. A começar na frente que, ao invés da tradicional grelha, ostenta uma estreita faixa preta a albergar os sensores que apoiam os sistema de apoio à condução autónoma e a que se juntam ópticas plenas de estilo, além de passagens de ar esculpidas. Dando assim origem a uma secção frontal que a Toyota baptizou de "cabeça de martelo" e que visa gerar "uma nova atitude e presença em estrada".
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Entrando no habitáculo, uma concepção que, de acordo com a marca nipónica, procura dar ao condutor "uma sensação de conexão directa com a estrada e com todas as informações importantes", através de um posicionamento mais baixo do painel de instrumentos, como forma de garantir uma melhor visibilidade frontal e minimizar distracções. Enquanto o generoso ecrã central, a consola e o painel com texturas, são herdados do concept.
Numa proposta que a marca pretende familiar, é o próprio engenheiro-chefe da Toyota, Koji Toyoshima, quem explica que "o nosso cliente-alvo [neste modelo] são os consumidores que dão importância ao tempo que passam em família e com amigos". Sendo que, "o bZ4X pode servir como um ambiente privilegiado para isso".
Disponível com duas motorizações
Quanto às motorizações, a Toyota realça, nas mesmas declarações reproduzidas pela Autocar, que se baseiam na experiência de mais de 20 anos que a marca já leva a disponibilizar trens de força electrificados, detentores de uma "eficiência líder na classe e uma autonomia muito competitiva."
Assim, o bZ4X será disponibilizado com duas alternativas: uma versão de entrada, com um único motor elétrico a atuar sobre as rodas dianteiras, a debitar 213 cv de potência e 264 Nm de binário, e que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,4s; e uma segunda versão, equipada com dois motores elétricos, e que além de utilizar a tecnologia de tracção às quatro rodas desenvolvida pela Subaru, vê a potência aumentada para 217 cv e o binário para 336 Nm. Números que lhe permitem reduzir para 7,7 segundos a aceleração dos 0 aos 100 km/h.
A apoiar estes motores, uma bateria de 71,4 kWh, a prometer uma autonomia WLTP acima dos 450 km, além de poder ser carregada com potências até 150 kWh. O que, assegura a Toyota, permitirá recuperar até 80% da carga total, em cerca de 30 minutos.
Igualmente a ajudar a uma maior autonomia, a presença de um sistema de carregamento solar e que contribui para que, num clima mais frio, este tenha um impacto menor na utilização.
Com sistema steer-by-wire... e volante Yoke
Novidade é, ainda, o sistema steer-by-wire importado do concept LF-Z, e que abdica de qualquer ligação mecânica entre o volante e o eixo dianteiro. Solução que a Toyota garante aumentar o controle, ao minimizar a influência direccional das superfícies ásperas e do arrasto na direcção.
Também em resultado desta opção, a promessa de que o bZ4X será proposto, nalguns mercados seleccionados, com o chamado volante 'Yoke' e que a Tesla também já disponibiliza, uma vez que, no entender da marca nipónica, o condutor passa a ter menos motivo para mexer constantemente as mãos. Além de, segundo Toyoshima, proporcionar uma "condução mais fácil e divertida".