Anunciado através de alguns teasers, a Toyota acaba de apresentar aquele que é mais do que o concept de um novo modelo, mas é, também, o primeiro de uma futura família de EVs que a marca nipónica promete lançar até 2025. Eis o bZ4X Concept, cujo modelo de produção chegará já em 2022.
Estreando uma nova designação, 'bZ', a qual é um acrónimo de "Beyond Zero", o nome que o maior construtor automóvel mundial deu à sua nova estratégia de eletrificação, e que prevê o lançamento de um total de 15 novas propostas 100% elétricas ou BEV - algumas das quais com o designação 'bZ' -, até 2025, o bZ4X é um concept desenvolvido pela Toyota, em conjunto com a sua participada Subaru, cujas dimensões exteriores se assemelham às do atual RAV4. Embora estreie uma nova plataforma: a e-TNGA para veículos elétricos.
Segundo revelou já a Toyota, esta nova plataforma destaca-se pela colocação das rodas bem próximo dos extremos do veículo, permitindo, assim, anunciar uma maior distância entre eixos, garantia de "um habitáculo espaçoso e aberto". Capaz de oferecer, nos lugares traseiros, um espaço para pernas idêntico aos 900mm anunciados no modelo topo de gama da Lexus, LS, acrescenta o fabricante.
Por outro lado e por se tratar de um SUV, o bZ4X conta com tracção às quatro rodas - daí o sufixo '4X' -, funcionalidade garantida com a colocação de motores elétricos nos dois eixos. E que é também garantia, segundo o fabricante, não somente de "capacidade genuína fora de estrada", como também de segurança adicional e tranquilidade, em todas as condições de alcatrão.
Uma frente "cabeça de martelo" e volante tipo manche de avião
Em termos estéticos, uma forma geral que procura combinar dinamismo e arrojo, a par de uma imagem vanguardista e musculada. Com especial destaque para a frente, a qual, dispensando a habitual grelha frontal, trocada por um conjunto de sensores, luzes e soluções aerodinâmicas, foi elaborada à imagem de uma "cabeça de martelo". Ela própria, a procurar transmitir uma presença que a Toyota promete ser "inconfundível", em estrada.
LEIA TAMBÉM
Desenvolvido em conjunto com a Subaru. Toyota apresenta SUV EV a 19 de abril
Já no interior, onde o visor digital do painel de instrumentos surge em posição sobreelevada, a acompanhar a posição de condução alta, e os controlos estão agrupados em torno da consola central, o maior destaque vai, no entanto, para a conjugação de um volante do tipo manche de avião, com sistema de direcção por cabo, ou 'steer-by-wire'.
Segundo a marca nipónica, esta tecnologia, ao mesmo tempo que dá ao condutor maior controlo, removendo a interferência de superfícies ásperas da estrada e da travagem na condução, também permite a remoção do tradicional volante circular, uma vez que o condutor deixa de ter de mover as mãos à volta do aro, quando em curva. Bastando-lhe um novo tipo de manche de avião, a qual, assegura o fabricante, aumenta a diversão.
Sobre a propulsão elétrica, baseada nos mais de 20 anos de liderança da Toyota em eletrificação de veículos, novidade é também o sistema de carregamento solar a bordo do bZ4X, e que aumenta a distância que pode ser percorrida com uma só carga.
A terminar, referir, ainda, que o Toyota bZ4X Concept dará origem a um modelo de série, cuja chegada ao mercado deverá acontecer já no próximo ano.