Também para a Europa. Toyota prepara rival do Model 3 com baterias BYD

Depois do bZ4, a Toyota prepara já o novo elemento da sua nova família 100% elétrica, o bZ Sedan, um sedan EV apontado também à Europa.

Envolvida num intenso processo de transição para a mobilidade elétrica a bateria, a Toyota poderá estar já a preparar a sua próxima novidade, parte da nova família elétrica bZ: nada mais, da nada menos, que uma berlina EV, rival directa do Tesla Model 3, para já conhecida apenas como bZ Sedan. E que também deverá chegar à Europa.

A notícia é avançada pela britânica Autocar, que, partindo da apresentação levada a cabo, em 2021, pelo CEO e Presidente da Toyota Motor Corporation, Akyo Toyoda, na qual deu a conhecer um total de 15 novos protótipos, que no futuro resultarão em diferentes propostas elétricas, cita o caso específico da berlina bZ Sedan. Cuja passagem à produção parece cada vez mais próxima, com o nome de bZ3.

Ainda sobre este futuro EV, a mesma publicação refere que será primeiramente introduzido no mercado chinês, onde este tipo de carroçaria continua extremamente popular, e onde poderá ser um rival directo do Tesla Model 3. Nomeadamente, a partir do momento em que chegar aos concessionários, em 2024.

O concept Toyota bZ SDN, apresentado ainda em 2021, pelo Presidente da Toyota
O concept Toyota bZ SDN, apresentado ainda em 2021, pelo Presidente da Toyota

No caso específico desta versão chinesa, deverá contar, na sua elaboração, com a participação da também chinesa BYD, a qual poderá ficar responsável por fornecer a sua inovadora tecnologia de baterias com células de fosfato de ferro e lítio. Consideradas, atualmente, uma alternativa, não somente mais segura, como também de maior densidade, que a hoje em dia mais vulgar tecnologia de iões de lítio.

Por outro lado, a tecnologia desenvolvida pela BYD também é descrita como mais compacta, o que deverá garantir ao bZ3, que anuncia como dimensões exteriores um comprimento de 4,72 metros, 1,83 m de largura e 1,47 m de altura, uma clara vantagem, em termos de espaço interior, face aos rivais.

Com 180 ou 241 cv de potência

Ainda de acordo com as especificações publicadas no site do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, o bZ3 estará disponível com dois níveis de potência, 180 e 241 cv, assim como com um peso que poderá variar entre os 1710 e 1840 kg. Já a velocidade máxima, não deverá exceder os 160 km/h.

LEIA TAMBÉM
Parte de uma estratégica maior. Toyota apresenta 15 novos EV para o futuro

Quanto à autonomia e consumos, a Autocar refere nada ser ainda conhecido, embora e citando como exemplo o mais recente crossover da BYD, o Atto 3, modelo com um peso semelhante, mas com pior aerodinâmica, a revista britânica não deixe de avançar a possibilidade do Toyota bZ3 cumprir mais de 420 km com uma só carga, graças à utilização do mesmo tipo de tecnologia.