Já sabemos os preços. O primeiro Toyota 100% elétrico chegou a Portugal

É com expectativa que o primeiro Toyota totalmente elétrico, o bZ 4X, chega ao mercado nacional com preços que começam nos 52 990 euros.

É com enorme expectativa que o primeiro Toyota totalmente elétrico, o bZ 4X, chega ao mercado nacional com preços que começam nos 52 990 euros, já com IVA, e uma autonomia que na cidade ultrapassa os 600 km

O bZ 4X é um novo modelo da Toyota totalmente elétrico e insere numa nova família (bZ – beyond Zero ou em português para além do zero) que tenderá a crescer até 2050 altura em que toda a gama da marca japonesa é totalmente elétrica. 

Concebido a partir de uma folha em branco este SUV de tamanho médio tem uma versão apenas com tração dianteira (204 cv) e outra total (218 cv).

O novo bZ 4X apresenta-se com dois tipos de tracção, dianteira e integral
O novo bZ 4X apresenta-se com dois tipos de tracção, dianteira e integral

Desenvolvido em conjunto com a Subaru a sua linha é bastante singular qualquer que seja a perspetiva ao ponto de apresentar uma nova assinatura com destaque para a parte frontal capaz de gerar uma presença inconfundível, o mesmo se passando atrás.

LEIA TAMBÉM
Parte de uma estratégica maior. Toyota apresenta 15 novos EV para o futuro

Entretanto a generosa distância entre eixos proporciona uma habitabilidade enorme num espaço que prima pela originalidade e uma qualidade muito acima da média dos seus concorrentes incluindo as macas premium.

Para além do espaço interior também a mala está ao nível de um verdadeiro familiar com 452 litros de capacidade.

Uma grande experiência

Muitos pensarão que a Toyota chega tarde à corrida dos carros elétricos, porém a marca japonesa é porventura a que tem maior experiência nesta matéria graças à eletrificação da gama desde o lançamento do primeiro Prius quando todo as outras marcas não acreditavam nesse caminho.

Veja os pormenores abaixo

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/ToyotabZ4XAprsNac2022Galeria_logotipo.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/ToyotabZ4XAprsNac2022Galeria_optica.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/ToyotabZ4XAprsNac2022Galeria_motor.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/ToyotabZ4XAprsNac2022Galeria_jante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/ToyotabZ4XAprsNac2022Galeria_carregamento.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/ToyotabZ4XAprsNac2022Galeria_airelontraseiro.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/ToyotabZ4XAprsNac2022Galeria_traseira.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/ToyotabZ4XAprsNac2022_destaque.jpg]

Foi a persistência em manter essa estratégia que garantiu o desenvolvimento sustentável de uma solução que promete ser das melhores de um mercado que não para de crescer. Uma área em qua a Toyota tem uma enorme experiência é na qualidade, na durabilidade e fiabilidade das baterias e por isso não admira que no bZ 4X após 10 de utilização a Toyota garanta 90 por cento da sua prestação inicial.

Com a bateria de 71,4 kWh totalmente carregada, a autonomia esperada supera os 450 km podendo mesmo ultrapassar os 600 km quando circulamos na cidade onde o sistema de regeneração é intensa.

Com a bateria de 71,4 kWh, o Toyota bZ 4X anuncia uma autonomia de 450 quilómetros
Com a bateria de 71,4 kWh, o Toyota bZ 4X anuncia uma autonomia de 450 quilómetros

À semelhança do que a Toyota já ensaiou no Prius também o bZ4X poderá contar com um painel solar no tejadilho que ajuda a carregar a bateria. Uma bateria que poderá ser carregada até 11 KW em corrente alterna ou até 150 kW em corrente continuas, valores de potência que reduzem consideravelmente os tempos de carga.

Muitas inovações

Graças a um sistema de aquecimento eficiente e eficaz que inclui uma bomba de calor os consumos não são muito penalizados quando ligamos o ar condicionado.

Descubra os interiores abaixo

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/ToyotabZ4XAprsNac2022Galeria_cockpit.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/ToyotabZ4XAprsNac2022Galeria_tablier.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/ToyotabZ4XAprsNac2022Galeria_comandos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/ToyotabZ4XAprsNac2022Galeria_bagageira.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/ToyotabZ4XAprsNac2022Galeria_painelinstrumentos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/ToyotabZ4XAprsNac2022Galeria_bancotras.jpg]

A versão com tração total (ainda não disponível) teve a prestigiosa colaboração da Subaru, parceira neste projeto. Nessa versão a Toyota utiliza motores de 80 kW em cada um dos eixos.

Uma inovação que só vai estar disponível a partir de 2024 é a condução "by wire" que dispensa a ligação mecânica entre o volante e as rodas dianteiras. Para além de assegurar uma relação mais direta facilita as manobras.

Sem qualquer ligação mecânica, a vibração desnecessária dos pneus não existe, além disso as caraterísticas da direção podem ser alteradas de acordo com o modo de condução.

O novo Toyota bZ 4X chega a Portugal com preços a partir de 52 990 euros
O novo Toyota bZ 4X chega a Portugal com preços a partir de 52 990 euros

A partir de 52 990 euros

Com 250 unidades já vendidas (50 das quais a partir de reservas feitas online), os preços propostos variam dos 52 990 euros para a versão Exclusive até aos 61 590 euros para a versão Lounge. Passando pelos 56 190 euros para a versão Premium que será com certeza a mais procurada, especialmente pelas empresas que depois de deduzido o IVA pagam um preço bastante mais baixo.