A Toyota confirmou o desenvolvimento de uma nova geração de baterias que poderão oferecer uma autonomia de até 1000 km. As primeiras deverão chegar em 2026 e estarão disponíveis em duas opções: Performance e Popularisation. Para além de 2027, a marca promete mais novidades.
A Toyota tem vindo a ser criticada pela imprensa pela reduzida autonomia de alguns dos seus veículos elétricos, mas a marca japonesa decidiu que era altura de dar a volta por cima.
O fabricante nipónico confirmou que a nova geração de baterias irá começar por ser introduzida em modelos de produção em 2026, oferecendo uma autonomia de aproximadamente 800 quilómetros entre carregamentos, valor que poderá quase duplicar em versões posteriores.
Ao contrário de outras marcas como a Ford ou a Tesla, a Toyota optou por criar diferentes tipos de bateria em função das aplicações, à semelhança do que faz atualmente com os motores de combustão, os quais têm distintas especificações e níveis de potência.
Numa primeira fase, a Toyota vai disponibilizar dois tipos de baterias: Performance, que utiliza tecnologia de iões de lítio para modelos mais caros; e Popularisation, que usa química de lítio-fosfato de ferro (LFP) para veículos elétricos mais acessíveis.
Quatro tipos de baterias
A Toyota afirma que a primeira bateria a chegar será a Performance, estando prevista a introdução em 2026, Uma das vantagens consiste na redução do custo de produção de 20% em comparação com a bateria usada atualmente no bZ4X, assim como uma autonomia de 800 quilómetros e um carregamento dos 10 aos 80% do nível de carga em aproximadamente 20 minutos.
Mais tarde, em 2026 ou 2027, chegará a bateria LFP mais barata, qual permite baixar o custo de produção até 40%. A autonomia será de 600 quilómetros e poderá recuperar entre 10 a 80% da capacidade de carga em 30 minutos.
Em 2027-2028 está prevista a bateria de iões de lítio High-Performance, cujo custo de produção é apenas 10% inferior à Performance. Demora os mesmos 20 minutos a recuperar o nível de carga entre 10% e 80%, mas promete um alcance superior a 1000 quilómetros, embora esse valor seja apenas alcançado num veículo otimizado a nível aerodinâmico e com um menor peso em vazio.
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Mais tarde, em 2027-28, será introduzida uma bateria em estado sólido, com os mesmos 1000 quilómetros, mas que de recuperar até 80% da capacidade de carga em apenas dez minutos. Esta bateria conhecerá novos desenvolvimentos no futuro, permitindo aumentar a autonomia para mais de 1200 km e eventualmente para mais de 1500 km.
A Toyota está igualmente a trabalhar na redução da espessura dos packs de bateria para melhorar o conforto interior para os passageiros, diminuir a altura total do veículo para otimizar a aerodinâmica e a eficiência.