O Toyota Aygo X chega em maio para agitar o segmento A. Com apenas uma motorização de um litro a gasolina com três cilindros e 72 cv facilita a escolha ao comprador. Este só tem de escolher entre caixa de velocidades manual ou CVT e um dos quatro níveis de equipamento.
Desfeita a parceira com a Stellantis, o Toyota Aygo X é o "filho único" das instalações, agora só do construtor japonês, em Kolin, na República Checa. O motor de continua a ser produzido na Polónia e o design tem sotaque francês. Uma combinação de origens que faz do novo Aygo um produto 100% europeu.
Migrando para a plataforma GA-B, a mesma do Yaris, o Toyota Aygo X estica o comprimento até os 3,70 metros, mais 235 mm que o antecessor. A largura ganhou 125 mm, para 1740 mm, o que permitiu afastar 20 mm os bancos dianteiros. Um pequeno ganhou que representa mais 45 mm de espaço para os ombros.
Posição de condução elevada
Admitindo que a maioria dos veículos do segmento A circula apenas com o condutor, o Toyota Aygo X acrescenta apenas 60 litros à capacidade da mala. Acessíveis por uma porta traseira em vidro, como na geração anterior, os 231 litros da mala podem ser expandidos até 829 litros com o rebatimento das costas da fila traseira.
LEIA TAMBÉM
Toyota Aygo Cross. Concept Aygo X prologue antecipa citadino revolucionário
A posição de condução elevada em combinação com o desenho mais estreito do pilar A melhora a visibilidade. Como é comum no segmento, o Toyota Aygo X tem apenas regulação em altura para o volante. A posição de condução, no entanto, é adequada.
Ecrã central entre as sete e as nove polegadas
Combinando um velocímetro analógico com um pequeno ecrã para o computador de bordo, o painel de instrumentos é comum a todas as versões. Já o ecrã central pode ter sete, oito ou nove polegadas. A integração com smartphones dispensa cabos, tal como o carregamento.
Igualmente comum a todas as versões é o equipamento de segurança Toyota Safety Sense 2.5. Uma aposta na segurança inédita no segmento, que a Toyota estende a todos os mercados.
Em Portugal o Toyota Aygo X tem preços desde os 16 490 € do nível de equipamento play. O pulse (17 370 €) oferece a caixa CVT como opção (18 520 €). A versão envy (20 600 €) será o topo de equipamento depois de terminar a série especial de lançamento Limited (20 780 €).
As primeiras unidades devem chegar ao mercado nacional no final de abril, início de maio.