O recém-nomeado CEO da Toyota Koji Sato, que toma posse em abril, afirmou que a aposta no hidrogénio é para continuar e que os elétricos não serão descontinuados, já que terão um papel crucial no futuro da marca juntamente com os híbridos e os fuel-cell.
A liderança da Toyota vai mudar em abril, mas a estratégia não deverá sofrer grandes alterações em termos de prioridades. O novo CEO do construtor nipónico Koji Sato está convencido que o constitui a melhor forma para se alcançar a neutralidade carbónica. Enquanto a esmagadora maioria dos outros fabricantes aposta exclusivamente em veículos elétricos a bateria, o novo responsável acredita que o hidrogénio vai ser estruturante no futuro da marca.
Num discurso proferido nas 1000 Milhas de Sebring, onde a Toyota obteve uma dobradinha, Koji Kato revelou quais serão as suas prioridades quando assumir o cargo, tendo referido a importância da exploração de soluções alternativas aos veículos elétricos a bateria.
"Quero assegurar que o hidrogénio continua a ser uma opção viável. Necessitamos de uma cadeia de produção e transporte. Se não assistirmos a uma evolução nesta área, não poderemos assistir a um aumento de volume na utilização da energia".
Investimento nos BEV vai manter-se
Isto não significa que Koji Kato vá desinvestir nos elétricos a bateria porque acredita que terão um papel fundamental no futuro da Toyota juntamente com os veículos híbridos e a hidrogénio.
"Estamos empenhados em tudo. É importante permanecer flexível para fazer produtos e energias em função das diferentes necessidades de neutralidade carbónica nos diferentes mercados".
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A única proposta a hidrogénio, o Mirai, tem conhecido um sucesso moderado, já que a infraestrutura de abastecimento de hidrogénio ainda é bastante limitada na maioria dos países. Em Portugal está disponível a partir de 68.390 euros.