A Toyota apresentou dois protótipos baseados no mítico AE86 para a era elétrica, sendo que um deles possui uma cadeia de tração a hidrogénio e o outro a bateria.
As conversões de carros antigos para veículos de emissões zero estão a ganhar popularidade porque consiste numa forma inteligente de manter vivos modelos de outros tempos para as gerações futuras. A Toyota prevê o potencial de fábrica nesta direção com dois protótipos que vão fazer a sua estreia no Salão Automóvel de Tóquio, no Japão.
Os dois protótipos são baseados no Toyota AE86, mas têm cadeias cinemáticas diferentes. O AE86 H2 concept tem carroçaria do Trueno com faróis retráteis e pintura em duas cores: branco e preto. O veículo tem um visual quase de série, mas apresenta bastantes alterações por baixo da carroçaria. Uma delas consiste nos dois depósitos de hidrogénio, originários do Mirai, instalados na bagageira.
O motor de quatro cilindros por baixo do capot manteve a forma original, mas recebeu injetores de combustível modificados, tubos de combustível e velas de ignição para satisfazerem as especificações do sistema de hidrogénio.
O fabricante nipónico refere que desenvolveu o veículo para que o som e as vibrações do motor de combustão interna continuem a estar presentes.
Versão elétrica a bateria
O segundo protótipo é o AE86 BEV que possui carroçaria do Levin com grupos óticos fixos. A decoração é quase igual à do AE86 H2 concept, mas por baixo da carroçaria esconde uma linha motriz elétrica que compreende um motor elétrico originário do Tundra Hybrid, uma bateria do Prius plug-in hybrid e componentes de outros modelos de produção da Toyota e da Lexus.
LEIA TAMBÉM
Como assim?! Lexus está a trabalhar numa caixa manual… para veículos elétricos
A maior surpresa consiste numa transmissão manual e a Toyota diz que é para manter o equilíbrio de peso do carro tão próximo quanto possível do original. A marca reivindica que o veículo proporciona uma experiência única de condução, combinando o envolvimento de um carro com três pedais com as "caraterísticas robustas de condução" de um veículo elétrico.