Toyota quer acelerar produção de elétricos para "apanhar" BYD e Tesla

Para não deixar fugir a BYD e a Tesla, a Toyota quer acelerar o seu plano de produção de veículos elétricos a bateria e tem a ambição

Para não deixar fugir a BYD e a Tesla, a Toyota quer acelerar o seu plano de produção de veículos elétricos a bateria e tem a ambição de vender 3,5 milhões de unidades por ano até ao final de 2030. 

Após anos de aposta no desenvolvimento de tecnologias híbridas e de hidrogénio, a Toyota decidiu que é altura de acelerar o plano de produção de veículos elétricos a bateria.

No passado mês de abril, o novo CEO Koji Sato anunciou que a Toyota e a Lexus vão vender 1,5 milhões de unidades a bateria até 2026, números que deverão aumentar até 3,5 milhões até ao final de 2030. No ano passado, as vendas não foram além de 24 mil veículos elétricos. 

De acordo com o Nikkei Asia, a Toyota pretende agora triplicar a produção até ao final de 2025 e atingir 600 mil unidades. O construtor nipónico pretende recuperar o terreno perdido na área da mobilidade elétrica para a BYD e para a Tesla. Aquela publicação acrescenta que a Toyota e a Lexus já transmitiram aos fornecedores este plano de produção.

Para a Toyota, esta é uma grande mudança. Em 2022, a marca vendeu 24 mil veículos elétricos e a expetativa até ao final de 2023 é produzir 150 mil unidades, devendo esse número aumentar até 190 mil unidades em 2024.

Em termos de vendas totais de veículos, aqueles valores continuam a ser uma gota no oceano. Para 2025, a produção prevista é de 11 milhões de unidades, pelo que os veículos elétricos a bateria deverão representar apenas 5 a 6% do total.

Nova plataforma em 2026

Além do bZ4X, a Toyota pretende lançar uma Hilux elétrica ainda este ano para o mercado tailandês, assim como um SUV elétrico para a China e os Estados Unidos no próximo ano.

Para 2025, está prevista a estreia do Lexus ES no Japão. A Toyota está ainda a trabalhar com a sua subsidiária Daihatsu e com a Suzuki no desenvolvimento de uma nova gama de pequenos veículos comerciais elétricos.

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A nova plataforma deverá surgir em 2026 e a Toyota já mostrou a sua própria versão da "gigaprensa" da Tesla, com a qualquer pretende baixar custos com a criação de peças maiores para que os veículos tenham menos componentes.