Parte de uma estratégica maior. Toyota apresenta 15 novos EV para o futuro

A Toyota Motor Corporation acaba de apresentar, não um, não dois, mas 15 novos modelos elétricos (EV), até 2030. Além do já esperado bZ4X.

Maior fabricante automóvel mundial, a Toyota Motor Corporation acaba de deixar o mercado em choque: o construtor nipónico apresentou, não um, não dois, mas 15 novos modelos 100% elétricos (EV)! Sendo que isto é apenas metade daquilo que Toyota e Lexus pretendem lançar até 2030.

A apresentação destes 15 novos protótipos, que vão desde novos SUV a veículos comerciais, de propostas todo-o-terreno a superdesportivos, foi levada a cabo pelo presidente da Toyota Motor Corporation, Akyo Toyoda, num evento em que também marcou presença o já aguardado novo SUV elétrico bZ4X. Ele próprio, parte desta nova estratégia elétrica que engloba as duas marcas automóveis do grupo, Toyota e Lexus.

Segundo Toyoda, esta estratégia, que passa também por vender cerca de 3,5 milhões de carros elétricos a bateria, até 2030, permitirá ao construtor não só "reduzir as emissões o máximo possível, o mais rápido possível", como "expandir as opções em termos de veículos neutros em carbono e que funcionam com energia limpa".

Akyo Toyoda, Presidente da Toyota Motor Corporation, entre os novos concepts

Sobre o volume definido, acima da meta inicialmente fixada de dois milhões de veículos, o presidente da Toyota Motor Corporation compara-a à de fabricantes como a Daimler ou a PSA, para recordar que se trata de "um volume significativo".

Novos concepts - há de tudo!...

Quanto aos concepts agora desvendados, o líder do construtor nipónico mostrou algumas das futuras propostas que surgirão com o mesmo logótipo bZ do mais recente SUV elétrico da Toyota, o bZ4X, cujo lançamento no mercado deverá ter lugar em 2022. E que se traduzem num SUV compacto, um SUV urbano inspirado no Aygo X e destinado aos mercados do Japão e da Europa, um sedan médio que "procura atender às expectativas de quem procura um primeiro carro" e um SUV de tamanho também médio.

LEIA TAMBÉM
Devido à falta de componentes. Toyota volta a anunciar novo corte na produção

Descrevendo estes novos modelos como pensados para a generalidade dos consumidores, fruto também de um posicionamento médio em termos de preço, Toyoda revelou, ainda, 11 novos concepts que exemplificam a diversidade e abrangência desta nova e prometida ofensiva. A qual engloba não apenas pequenos veículos elétricos urbanos comerciais, como também alguns veículos offroad de dimensões normais, um autocarro e até dois superdesportivos.

Um dos novos concepts, neste caso, a antevisão de um pequeno e futuro crossover
Um dos novos concepts, neste caso, a antevisão de um pequeno e futuro crossover

No entanto e também segundo o presidente da Toyota Motor Corporation, alguns destes EV terão por base modelos já existentes, enquanto outros serão totalmente novos, além de baseados na nova plataforma e-TNGA desenvolvida em conjunto com a Subaru.

Lexus na liderança da Mobilidade Eléctrica

Especificamente sobre a Lexus, Toyoda revelou que a marca de luxo do construtor aproveitará esta ofensiva para passar a marcar presença em todos os segmentos do mercado EV até 2030, tornando-se, mesmo, 100% elétrica na Europa, América do Norte e China. Sendo que, a despedida de todos e quaisquer motores de combustão, acontecerá cinco anos depois, em 2035.

O Lexus Electrifed Sedan
O Lexus Electrifed Sedan

Visando, precisamente, este objectivo, Akyo Toyoda deixou a garantia de que a Lexus lançará o seu primeiro EV, o crossover RZ, modelo concebido a partir da mesma arquitectura e-TNGA do Toyota bZ4X e do Subaru Solterra, em 2022. E a que se seguirá, a partir daí, uma gama completa de EVs, dos quais deverá fazer parte um SUV à imagem do RX, uma berlina do tipo do IS e um superdesportivo.

Um investimento de biliões nas baterias

Naturalmente e para uma tão grande ofensiva de produto 100% elétrico, são precisas baterias. Motivo pelo qual e segundo também anunciou o presidente da Toyota, a companhia aumentou substancialmente o seu investimento no desenvolvimento de baterias, em perto de 3,9 mil milhões de euros. Atingindo qualquer coisa como os 15,59 mil milhões de euros.

Um pequeno SUV elétrico
Um pequeno SUV elétrico

De resto e destacando a atual disparidade entre veículos neutros em carbono e veículos com menores emissões de carbono, o mesmo responsável recordou a importância das fontes de energia utilizada para mover os veículos elétricos, em toda esta estratégia. Atenção que, garantiu, ajudará a que, tanto a Toyota, como a Lexus, alcancem a neutralidade carbónica em 2035.