Maior fabricante automóvel mundial, a Toyota Motor Corporation acaba de deixar o mercado em choque: o construtor nipónico apresentou, não um, não dois, mas 15 novos modelos 100% elétricos (EV)! Sendo que isto é apenas metade daquilo que Toyota e Lexus pretendem lançar até 2030.
A apresentação destes 15 novos protótipos, que vão desde novos SUV a veículos comerciais, de propostas todo-o-terreno a superdesportivos, foi levada a cabo pelo presidente da Toyota Motor Corporation, Akyo Toyoda, num evento em que também marcou presença o já aguardado novo SUV elétrico bZ4X. Ele próprio, parte desta nova estratégia elétrica que engloba as duas marcas automóveis do grupo, Toyota e Lexus.
Segundo Toyoda, esta estratégia, que passa também por vender cerca de 3,5 milhões de carros elétricos a bateria, até 2030, permitirá ao construtor não só "reduzir as emissões o máximo possível, o mais rápido possível", como "expandir as opções em termos de veículos neutros em carbono e que funcionam com energia limpa".
Sobre o volume definido, acima da meta inicialmente fixada de dois milhões de veículos, o presidente da Toyota Motor Corporation compara-a à de fabricantes como a Daimler ou a PSA, para recordar que se trata de "um volume significativo".
Novos concepts - há de tudo!...
Quanto aos concepts agora desvendados, o líder do construtor nipónico mostrou algumas das futuras propostas que surgirão com o mesmo logótipo bZ do mais recente SUV elétrico da Toyota, o bZ4X, cujo lançamento no mercado deverá ter lugar em 2022. E que se traduzem num SUV compacto, um SUV urbano inspirado no Aygo X e destinado aos mercados do Japão e da Europa, um sedan médio que "procura atender às expectativas de quem procura um primeiro carro" e um SUV de tamanho também médio.
LEIA TAMBÉM
Devido à falta de componentes. Toyota volta a anunciar novo corte na produção
Descrevendo estes novos modelos como pensados para a generalidade dos consumidores, fruto também de um posicionamento médio em termos de preço, Toyoda revelou, ainda, 11 novos concepts que exemplificam a diversidade e abrangência desta nova e prometida ofensiva. A qual engloba não apenas pequenos veículos elétricos urbanos comerciais, como também alguns veículos offroad de dimensões normais, um autocarro e até dois superdesportivos.
No entanto e também segundo o presidente da Toyota Motor Corporation, alguns destes EV terão por base modelos já existentes, enquanto outros serão totalmente novos, além de baseados na nova plataforma e-TNGA desenvolvida em conjunto com a Subaru.
Lexus na liderança da Mobilidade Eléctrica
Especificamente sobre a Lexus, Toyoda revelou que a marca de luxo do construtor aproveitará esta ofensiva para passar a marcar presença em todos os segmentos do mercado EV até 2030, tornando-se, mesmo, 100% elétrica na Europa, América do Norte e China. Sendo que, a despedida de todos e quaisquer motores de combustão, acontecerá cinco anos depois, em 2035.
Visando, precisamente, este objectivo, Akyo Toyoda deixou a garantia de que a Lexus lançará o seu primeiro EV, o crossover RZ, modelo concebido a partir da mesma arquitectura e-TNGA do Toyota bZ4X e do Subaru Solterra, em 2022. E a que se seguirá, a partir daí, uma gama completa de EVs, dos quais deverá fazer parte um SUV à imagem do RX, uma berlina do tipo do IS e um superdesportivo.
Um investimento de biliões nas baterias
Naturalmente e para uma tão grande ofensiva de produto 100% elétrico, são precisas baterias. Motivo pelo qual e segundo também anunciou o presidente da Toyota, a companhia aumentou substancialmente o seu investimento no desenvolvimento de baterias, em perto de 3,9 mil milhões de euros. Atingindo qualquer coisa como os 15,59 mil milhões de euros.
De resto e destacando a atual disparidade entre veículos neutros em carbono e veículos com menores emissões de carbono, o mesmo responsável recordou a importância das fontes de energia utilizada para mover os veículos elétricos, em toda esta estratégia. Atenção que, garantiu, ajudará a que, tanto a Toyota, como a Lexus, alcancem a neutralidade carbónica em 2035.