Ford Tourneo Custom PHEV Titanium: Eletrificação engenhosa

Com espaço para oito ocupantes e uma autonomia elétrica de até 33 quilómetros, o Tourneo Custom PHEV constitui uma solução interessante...

Com espaço para oito ocupantes e uma autonomia elétrica de até 33 quilómetros, o Tourneo Custom PHEV constitui uma solução interessante para operações em ambiente urbano. Condução silenciosa e ambiente de um MPV de luxo são os principais argumentos. O reverso da moeda é um preço elevado…

O lançamento das versões PHEV dos modelos Transit Custom / Tourneo Custom assinalou o arranque da eletrificação da gama de comerciais ligeiros da Ford. A oferta será reforçada em 2022 com o Ford E-Transit, que será a versão totalmente elétrica do modelo de maiores dimensões, com capacidade de carga de duas toneladas. 

Na gama de comerciais de dimensões médias da Ford, o Tourneo Custom corresponde ao derivativo de transporte de passageiros, oferecendo uma lotação de até oito passageiros, numa configuração 2+3+3, assim como um amplo espaço interior. 

Além dos modelos de passageiros do Grupo PSA (Peugeot e-Traveller, Citroën ë-SpaceTourer, Opel Zafira Life-e) e da Mercedes-Benz (eVito Tourer e EQV), o Tourneo Custom PHEV  é um dos poucos veículos eletrificados em comercialização com uma lotação superior a cinco pessoas.

Elétrico com extensor de autonomia

Ao contrário dos modelos anteriormente referidos, todos cem por cento elétricos, e do que possa sugerir a sua designação oficial, o Tourneo Custom PHEV não é um híbrido plug-in tradicional, mas, sim, um elétrico com extensor de autonomia. O seu pequeno motor a gasolina de três cilindros de 999 cc (1.0 EcoBoost, já conhecido de modelos da Ford como o Fiesta ou o Focus) funciona como um gerador de energia, carregando a bateria, quando se esgota a sua capacidade de 13,6 kWh. 

Localizada por debaixo do piso para não comprometer a habitabilidade nem o espaço de carga, a bateria fornece a energia ao motor elétrico que, por sua vez, transmite a potência às rodas dianteiras. 

A capacidade da bateria pode ser recuperada com recurso a uma ficha de carregamento integrada no pára-choques dianteiro, operação que demora cerca de 5h30m com utilização de uma tomada doméstica de 220V / 10 V ou cerca de três horas numa instalação de 240V de 16 A ou 32 A.

Quatro opções de condução

A linha motriz elétrica desenvolve uma potência máxima de 92,9 kW (126 cv) e um binário de 455 Nm, disponível logo no arranque, tornando não só a condução agradável como também uma aceleração mais rápida no arranque do que a versão equivalente a gasóleo.

Para ajudar a tirar o melhor partido da sua linha motriz elétrica e das estratégias de condução em modo elétrico, o Tourneo Custom PHEV disponibiliza quatro modos de condução. O modo EV Automático permite ao sistema carregar a bateria sempre que é necessário maximizar a eficiência.

O modo EV Now proporciona a condução em modo elétrico até esgotar a carga na bateria. O  EV Later reserva alguma capacidade de carga na bateria para que possa ser utilizada mais tarde. Por fim, o EV Charge força o motor a carregar a bateria, embora este último modo tenha um efeito direto no consumo de combustível. 

Arranque elétrico

A experiência de condução, que começa em modo elétrico, pode ser bastante relaxante para quem tem de passar muitas horas por dia ao volante. O veículo é silencioso e suave, proporcionando uma aceleração decente em ambiente urbano, designadamente dos 0 aos 50 km/h. Outro ponto positivo é a elevada manobrabilidade deste derivativo de chassis curto e tecto normal, que se deve à direção assistida elétrica.

Em condições reais é possível alcançar uma autonomia em modo elétrico de 33 quilómetros, um valor abaixo dos 50 quilómetros anunciados pela marca. Quando se esgota a carga ou é exigida uma maior aceleração entra em funcionamento o motor 1.0 EcoBoost de 125 cv. A transição para o modo híbrido parece ser suave, mas causa alguma estranheza conduzir um veículo elétrico e ouvir o ruído oriundo do compartimento do motor.

No que se refere ao consumo de combustível é possível obter um valor abaixo de 2,0 l/100 km em modo EV Automático, enquanto a bateria tem carga, aumentando para os 7,2 l/100 km nos primeiros cem quilómetros. Com a bateria descarregada, a Ford anuncia um consumo de 11,5 l/100 km.

Grau de regeneração L

Os condutores podem escolher o grau de recuperação de energia e assistência de travagem permitida pelo sistema de regeneração, selecionando os modos Drive (D) ou Low (L) no seletor da transmissão. Ao libertar o pedal do acelerador no modo L, a desaceleração programada do veículo aumenta, acendendo automaticamente as luzes de travagem, quando necessário, para alertar os condutores que seguem atrás. No plano teórico, uma maior desaceleração aumenta a quantidade de energia recuperada e armazenada na bateria, alargando o potencial de autonomia elétrica, embora em condições reais de utilização os ganhos sejam pouco significativos.

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No habitáculo, um indicador de potência / carga substitui o tradicional conta-rotações, e um indicador, de menores dimensões, com o estado da carga da bateria toma o lugar do indicador de temperatura do líquido de refrigeração do motor. As funções do computador de bordo estão configuradas especificamente para o modo EV Automático. O painel de instrumentos apresenta os indicadores de modo EV, alertas de manutenção e um aviso quando a viatura é ligada a um posto de carregamento. Em todos os ecrãs é exibido um gráfico com a autonomia restante da carga da bateria e do extensor de autonomia.

Nível de equipamento Titanium

O Tourneo Custom PHEV está disponível no nível de equipamento Titanium, oferecendo uma dotação de série relativamente completa, incluindo o mais recente sistema de comunicação e entretenimento SYNC 3 da Ford, ativado por voz, com ecrã tátil de oito polegadas controlado por gestos e arrasto, e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. O ecrã tátil, porém, não pode ser utilizado para ajustar os modos de condução da linha motriz, tendo essa operação de ser efetuada através de botões físicos.  

A dotação de série compreende ainda ar condicionado automático com saídas independentes para as filas da frente e traseiras, faróis automáticos, vidros traseiros escurecidos, retrovisores elétricos, aquecidos e retráteis, rádio MyConnection com USB e comandos no volante, alarme de perímetro, controlo automático de velocidade, FordPass Connect, assistente de arranque em subidas, assistência à travagem de emergência, airbags condutor e passageiro, laterais à frente e cortinas laterais insufláveis.

A tecnologia de modem incorporado FordPass Connect permite a cada ocupante beneficiar de conectividade WiFi com capacidade para ligar até dez dispositivos. A app FordPass disponibiliza uma vasta gama de recursos que facilitam a utilização da viatura, incluindo o estado, a localização e o fecho / abertura remoto das portas. 

A Ford disponibiliza igualmente o sistema de Assistência Ativa ao Estacionamento, já conhecido dos ligeiros de passageiros da marca, que auxilia nas manobras, em espaços em paralelo e perpendiculares, com o condutor a ter apenas de controlar a aceleração e a travagem.

A unidade ensaiada contava ainda com alguns opcionais, como uma tomada elétrica dianteira de 230 V, câmara traseira, sistema de navegação, faróis bixénon, bancos em couro, fecho centralizado duplo e pack fumador. 

Espaço interior 

Um dos argumentos principais do Tourneo Custom PHEV consiste no generoso espaço interior e na versatilidade. Neste capítulo, o modelo da Ford passa com distinção, oferecendo seis bancos traseiros, quatro dos quais com fixações Isofix. As duas portas laterais de correr facilitam as entradas e as saídas, enquanto os bancos individuais podem ser configurados em função das necessidades.  

Os bancos do meio da segunda e terceira filas possuem um espaço nas costas para receber porta-copos e outros objetos. Os passageiros dos assentos traseiros têm ao dispor entradas USB para carregamento de dispositivos móveis, assim como saídas de ar independentes do ar condicionado no tecto e com comando próprio.

A bagageira também oferece bastante espaço, graças a um volume útil de 1100 litros, podendo ser ampliada, graças ao rebatimento dos bancos traseiros. O acesso é efetuado através de um portão basculante.

No que se refere ao preço, o Tourneo Custom PHEV Titanium está disponível a partir de 65.695 euros, um valor mais elevado do que todas as versões diesel equivalentes. Acresce ainda 2562 euros em opcionais.

Para utilizações essencialmente urbanas, com distâncias percorridas diariamente até 100 quilómetros, o Tourneo Custom PHEV Titanium pode constituir uma solução interessante, desde que exista possibilidade de carregar a bateria. A reduzida autonomia em modo elétrico e o elevado preço de aquisição são os seus principais constrangimentos. 

Ficha técnica

PREÇO64.818 €
MOTOR4 CIL; 998 CC; 125 CV; 
BINÁRIO385 NM
TRANSMISSÃODianteira; 6 Vel; Auto
COMP./LARG./ALT.4972/2032/2020 MM
D.E.E.2933 MM
PESO BRUTOND
TARA2679 KG
LUGARES8
CONSUMO3,3 L/100 KM (WLTP) / Teste 7,2l/100 KM
EMISSÕES261 G/KM
IUC488,09 €

Equipamento

Ar condicionado dianteiro e traseiro, rádio MyConnection, alarme de perímetro, volante com friso em pele, controlo automático de velocidade, FordPass Connect, computador de bordo, faróis automáticos, pára-brisas térmico e automático, jantes de liga leve de 16", vidros traseiros escurecidos, retrovisores elétricos e aquecidos, assistência à travagem de emergência, assistente de arranque em subida e controlo de anti-capotamento, controlo adaptativo da carga, airbags do condutor e passageiro, laterais à frente, cortinas laterais insufláveis