Próximo topo de gama da Lynk & Co é um SUV PHEV com 857 cv

Com seis lugares distribuídos por três filas e comprimento exterior de 5,24 metros, o Lynk & Co 900 é um SUV híbrido plug-in, que está disponível em três níveis de potência combinada: 721 cv, 734 cv e 857 cv. O habitáculo possui vários ecrãs, incluindo um no tecto de 6K com 30”.

O novo topo de gama da chinesa Lynk & Co, marca detida pelo grupo Geely, é um SUV híbrido plug-in de seis lugares com 5,2 metros de comprimento que recebeu a designação 900. A comercialização na China está prevista para março, mas a marca ainda não revelou preços ou se será comercializado noutros mercados.

Visualmente, o Lynk & Co 900 partilha vários elementos de estilo da marca, incluindo as luzes de circulação diurna em LED junto ao capot e os faróis principais no pára-choques. O perfil faz lembrar o Ranger Rover. Se a secção frontal é diferente, a traseira possui um aspeto mais genérico, com um grande portão da bagageira e luzes finas simples ligadas por uma barra luminosa.

A parte mais intrigante deste SUV será o seu habitáculo. Há alguns anos, alguns fabricantes começara a adotar ecrãs únicos que reúnem o quadro de instrumentos e o sistema de informação e comunicação. Houve marcas que eliminaram mesmo o painel de instrumentos como a Volvo no EX30. A Lynk & Co optou por uma abordagem diferente.

A ocupar quase todo o espaço do painel de bordo encontra-se um ecrã de 6K flutuante de 30” que inclui o sistema de informação e comunicação e um ecrã para o passageiro. Atrás do volante existe um painel de instrumentos fino de 12,66” e um head-up display. 

O Lynk & Co conta com duas bases para carregamento de smartphones por indução, um volante com dois raios, luz ambiente e apoios de braços flutuantes nos painéis das portas.   A traseira da consola central possui um pequeno ecrã para os passageiros traseiros e do tecto existe um segundo ecrã retrátil de 6K com 30”. Além disso, os ocupantes da segunda fila podem ter acesso a um pequeno frigorífico.

Motorizações PHEV

Todas as versões do Lynk & Co 900 utilizam a plataforma SPA Evo da Geely. Este SUV tem uma generosa distância entre-eixos de 3,16 metros, o que permitiu à marca construir um veículo com um comprimento total de 5,24 metros, uma largura de 2,00 metros e uma altura de 1,81 metros.

A versão de entrada recebem uma linha híbrida com bateria recarregável externamente (PHEV) que inclui um bloco sobrealimentado de 1,5 litros, dois motores elétricos, com 217 cv (160 kW) à frente e 312 cv (230 kW) atrás, oferecendo uma potência combinada de 721 cv (530 kW).

A gama possui duas outras versões PHEV, equipadas com um bloco sobrealimentado de quatro cilindros de 2,0 litros. A primeira possui um motor elétrico na frente com 167 cv (123 kW) e um outro atrás com 312 cv (230 kW), desenvolvendo o sistema uma potência combinada de 734 cv (540 kW).

Já a versão de topo vem equipada com um motor elétrico dianteiro de 167 cv (123 kW) e dois traseiros com 217 cv (160 kW), permitindo oferecer uma potência combinada de 857 cv (630 kW). A marca anuncia para esta variante uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas quatro segundos.

A capacidade da bateria do Lynk & Co 900 ainda não foi revelada, desconhecendo-se a sua autonomia em modo puramente elétrico.