A conclusão é do TomTom Traffic Index 2020: Lisboa manteve-se, em 2019 e pelo quarto ano consecutivo, como a cidade da Península Ibérica mais congestionada. Superando mesmo as congéneres Madrid e Barcelona.
Relatório anual que, este ano, congrega informações sobre o congestionamento de trânsito em 416 cidades de 57 países, a nona edição do TomTom Traffic Index vem, assim, confirmar, aquilo que muitos de nós já sabemos, do dia-a-dia: Lisboa está cada vez pior, no que ao trânsito diz respeito.
Numa altura em que Câmara Municipal de Lisboa procede a obras e alterações em vários pontos da cidade, seja para promover a mobilidade ciclista, seja para implementar medidas para uma maior fluidez do trânsito, o estudo da TomTom conclui que os lisboetas passam cerca de 43 minutos por dia, presos no trânsito. O que perfaz um total de 158 horas por ano.
LEIA TAMBÉM
As multas de trânsito mais frequentes de 2019
A atenuar esta má notícia, o facto de, embora o tráfego tenha aumentado em Lisboa, relativamente ao ano passado, a capital portuguesa ter descido quatro lugares no ranking das cidades com pior trânsito, ocupando agora a 81º posição a nível mundial.
Porto não fica atrás
No entanto e caso resida no Porto, saiba que o panorama não é muito melhor. Pois, segundo o TomTom Traffic Index, também na Cidade Invicta, o tráfego tem aumentado. Levando mesmo a capital do Norte a subir 13 lugares no ranking das cidades mais congestionadas, para a 108.ª posição.
Apesar deste facto, refira-se que o Porto ainda não está no mesmo patamar de Lisboa, com os condutores portuenses a perderem "só" 39 minutos por dia, no trânsito. Ou seja, cerca de 154 horas por ano.
Sexta feira é mesmo o pior dia
Em termos de dias da semana, o pior de todos é mesmo a sexta-feira à tarde, entre as 18 e as 19h, com os níveis de trânsito nas auto-estradas, tanto de Lisboa como do Porto, a atingirem os 23%, no primeiro caso, e os 21%, no segundo.
Já nas vias secundárias, o congestionamento aumenta para 34% e 36%, respectivamente, ou seja, uma subida de 1 a 3 pontos percentuais, relativamente a 2018.
Outros casos preocupantes
Embora os problemas de trânsito seja mais notórios em Lisboa e Porto, referência ainda, nas conclusões do TomTom Traffic Index 2020, para um aumento da percentagem de tráfego também em cidades como o Funchal, Braga, e Coimbra.
LEIA TAMBÉM
PSP. Conheça a localização dos radares de trânsito em Janeiro
Nos dois primeiros casos, com os condutores a passarem uma média de 22 e 24 minutos por dia no trânsito, enquanto, em Coimbra, este tempo desce para 18 minutos. Sendo que, tal como em Lisboa e Porto, também nestas cidades, o período mais crítico, é ao final do dia.
Bengaluru, na Índia, lidera o ranking
Finalmente e analisando o conjunto das 416 cidades analisadas pelo TomTom Traffic Index 2020, o primeiro lugar do ranking pertence a uma cidade indiana, Bengaluru, onde os condutores passaram, em 2019, 71% do tempo adicional no trânsito – em Lisboa, por exemplo, a percentagem fica nos 33%.
Atrás de Bangaluru, segue-se a capital das Filipinas, Manila, com 71%, e, no terceiro lugar, Bogotá, na Colômbia, com 68%.
Falando apenas na Europa, Moscovo, capital da Rússia, é a cidade mais congestionada, com 59%, logo seguida de Istambul, na Turquia, com 55%, e de Kiev, capital da Ucrânia, com 53%.
LEIA TAMBÉM
Nissan comprometida com mobilidade sustentável em Lisboa
A terminar, o TomTom Traffic Index 2020 revela ainda que o congestionamento de trânsito aumentou em todo o mundo, na última década, sendo que, em 239 das cidades (57%) analisadas, os níveis de congestionamento também subiram, de 2018 para 2019. Apenas em 63 cidades, este relatório anual registou diminuições mensuráveis.