TomTom é selecionada para integrar plataforma da Microsoft

Fabricantes de automóveis podem usar os dados dos automóveis para diagnóstico, estatísticas e tomada de decisões

A TomTom (TOM2) anunciou esta segunda-feira, 23 de setembro, a integração da tecnologia de navegação na solução Microsoft Connected Vehicle Platform.

Os dados da navegação e de diagnóstico podem ser enviados a partir dos veículos para o Microsoft Azure, onde podem ser utilizados pelos fabricantes de automóveis para gerar insights provenientes dos dados, que permitem oferecer serviços personalizados e tomar decisões mais informadas em matérias de design e engenharia.

Os serviços de localização – que também incluem informações de trânsito e serviços de Mapa HD – podem também ser usados em veículos para apps de navegação, assim como fornecer um contexto para a condução autónoma.

Cees van Dok, Chief Product Officer da TomTom explica esta nova posta da marca.

"A nossa integração com o Microsoft Connected Vehicle Platform significa que os fabricantes de automóveis podem ter acesso a uma navegação precisa e fiável e a dados de comportamento de condução de forma mais simples, respeitando sempre o regulamento da proteção de dados. Estes dados podem, por exemplo, ser utilizados para prever a autonomia de um veículo elétrico, com base no comportamento e no planeamento de rotas, de forma mais precisa; ou descobrir, baseado no comportamento de navegação, qual o pacote de conectividade para navegação online mais adequado para o condutor. Isto é revolucionário para os fabricantes de equipamentos originais".

Em dezembro de 2016, a TomTom tornou os seus serviços disponíveis no Azure e, em fevereiro de 2019, as duas empresas anunciaram que a TomTom foi a selecionada para fornecer serviços de localização para os mapas das soluções da Microsoft, incluindo os mapas Azure, Bing, Cortana, Windows e outras que possam surgir no futuro. 

Tara Prakriya, gestora do programa de grupo de parceiros da Microsoft Connected Vehicle Platform e Mobility na Microsoft comenta esta parceria.

"Com o Microsoft Connected Vehicle Platform a servir de chassi digital do carro, a telemática, o infotainment e os dados dos sensores, estão todos ligados à cloud da mesma maneira, resolvendo efetivamente o ponto problemático da gestão de diferentes sistemas de escala, segurança e fiabilidade. Temos o prazer de adicionar dados de inteligência de navegação da TomTom ao MCVP".