Ídolo dos anos 80. Tolman ressuscita o Peugeot 205 GTI que queríamos ter

A Tolman Engineering ressuscita um dos mais emblemáticos hot hatches dos anos 80, o Peugeot 205 GTI, com mais potência e muito charme!

Ainda hoje um modelo recordado não sem alguma saudade, em particular, por todos aqueles que já entraram nos "enta", o Peugeot 205 GTI volta a estar nas bocas do mundo. Mais concretamente, através da britânica Tolman Engineering, preparador especializado que conseguiu reavivar-nos as saudades que já tínhamos do pequeno GTI!

Preparador britânico fundado em 2007, em Warwickshire, Inglaterra, por Christopher Tolman, engenheiro que até aí fez grande parte do seu percurso na competição automóvel, a Tolman Engineering tem, entre as suas áreas de intervenção, além da engenharia automóvel e a competição, a recuperação de verdadeiros clássicos.

Neste último domínio, o trabalho mais recente da Tolman Engineering tem por nome Peugeot 205 GTI, um dos mais emblemáticos pequenos desportivos da marca do leão, que se manteve em comercialização durante praticamente uma década - de 1984 a 1994. Deixando, de resto e com o seu desaparecimento, um vazio difícil de apagar...

Peugeot 205 GTI by Tolman Engineering
Lembra-se desta traseira? Nós, sim... e com saudades!

Contudo e especialmente a pensar naqueles que, como nós, ainda hoje recordam o saudoso 205 GTI, a Tolman Engineering decidiu deitar mãos à obra e, após cerca de 700 horas de trabalho duro, deu agora a conhecer aquela que será, certamente, a primeira de várias unidades que o preparador se predispõe a recuperar. E que, dizemo-lo sem receios, só de ver, já nos deixou com água na boca!...

Qual a versão? A mais potente, pois claro!…

Mas vamos aos factos: partindo de uma unidade equipada com a motorização mais potente então disponibilizada neste modelo, um quatro cilindros 1,9 litros a gasolina (foi comercializada entre 1986 e 1993, ou seja, ao mesmo tempo da motorização original, com um quatro cilindros 1.580cc a gasolina), a Tolman não só reviu o bloco, como instalou uma nova árvore de cames, novos cabeçotes de cilindros de 16 válvulas, uma nova unidade controle electrónico da Motec, além de um sistema de escape revisto. Alterações que resultaram numa potência acima dos 200 cv (202 cv, mais especificamente), mas também numa capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em não mais que 6,5s.

Fruto do trabalho da Tolman Engineering, o quatro cilindros 1,9 litros a gasolina passa a debitar mais de 200 cv
Fruto do trabalho da Tolman Engineering, o quatro cilindros 1,9 litros a gasolina passa a debitar mais de 200 cv

De resto e igualmente a ajudar a estes resultado, o trabalho feito pelo preparador ao nível da caixa manual de cinco velocidades e que, segundo a Tolman, acabou contribuindo para passagens mais "positivas". Sendo que, especificamente para os clientes que pretendam dar um toque igualmente na capacidade de tracção, a empresa propõe a instalação de um diferencial Quaife Automatic Torque Biasing.

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Ainda no domínio técnico, a instalação de amortecedores Bilstein e braços inferiores ajustáveis, além de uma barra estabilizadora feita à medida para a traseira, com a Tolman a propor ainda, já como opcional e em substituição do sistema já com discos de travão nas quatro rodas, um sistema de travagem mais eficaz, com pinças AP Racing.

Passando à carroçaria, a garantia de uma desmontagem mesmo até ao mais ínfimo componente, também como forma de aplicar um novo revestimento anticorrosão e um revestimento cerâmico, para, só depois e já na montagem, introduzir alguns toques de modernidade, como é o caso das ópticas dianteiras em LED ou de um sistema Bluetooth, para emparelhamento com smartphone.

O painel de instrumentos, origonalmente analógico, ganha, com a Tolman Engineering, uma opção 100% digital
O painel de instrumentos, origonalmente analógico, ganha, com a Tolman Engineering, uma opção 100% digital

Já para os que não pretendem abdicar das tecnologias mais modernas, a possibilidade de instalar um ecrã de instrumentos digital Motec LCD, a par de um ecrã táctil central, enquanto parte de um sistema de infoentretenimento de origem não revelada. Mas e isso é certo, terá de ser pago à parte.

Por pouco mais de 63 mil euros… sem carro

De resto e já que estamos a falar de dinheiro, momento para revelar que a Tolman Engineering propõe todo este trabalho, que segundo a própria empresa contabiliza um total de 700 horas, por um preço de 55.000 libras esterlinas, ou seja, pouco mais de 63 mil euros, à cotação atual. Valor que, diga-se, não contempla a compra antecipada de um certamente já velhinho 205 GTI, que possa, então, ser recuperado.

Finalmente e em jeito de conclusão, a Tolman assume estar, neste momento, a ponderar a hipótese de avançar para a recuperação de outros 'hot hatches' icónicos dos anos 80 e 90.

O Peugeot 205 GTI pode, afinal, ser apenas o primeiro de uma série de 'hot hatches' a que a Tolman quer "deitar a mão"
O Peugeot 205 GTI pode, afinal, ser apenas o primeiro de uma série de 'hot hatches' a que a Tolman quer "deitar a mão"

Resta aguardar...