Todos os carros com motor V12 que ainda pode comprar em 2025

Em tempos, um motor de 12 cilindros era a norma para supercarros e máquinas de luxo. Contudo, atualmente, poucos são os que o utilizam. Fique a conhecer todos os carros com motor V12 que ainda pode comprar em 2025.

Durante muito tempo, o motor V12 foi sinónimo de supercarros que preenchiam o nosso imaginário e as paredes do nosso quarto, figurando, igualmente, como elemento das propostas do segmento de luxo.

Hoje em dia, são cada vez mais raros. Com os avanços tecnológicos, como a introdução da turboalimentação e a redução do tamanho dos motores, a necessidade de motores de 12 cilindros diminuiu. Sem esquecer o custo de desenvolvimento e produção associados, assim como as próprias metas de emissões da União Europeia, com restrições cada vez mais rigorosas.

Mas fique sabendo que eles ainda existem, embora sendo uma espécie quase em vias de extinção.

À boleia dos nossos colegas do site Motor1.com, que foram os autores desta lista, deixamos aqui todos carros com motor V12 que ainda é possível comprar.

Mas cujos preços aqui referidos deverão, à excepção dos dois modelos da Ferrari, ser encarados apenas como referência, já que, não só a generalidade destas marcas prefere manter o segredo quanto àquilo que o cliente paga, como a fiscalidade, diferente em cada mercado europeu, acaba resultando em valores finais com diferenças consideráveis. 

Mercedes-Maybach S680 - a partir de 228.000 euros

O primeiro V12 desta lista surge com o Mercedes Maybach S680.

Tem 621 cv de potência e é, nada mais, nada menos, que o último carro da submarca de hiper-luxo da Mercedes a utilizar um motor de 12 cilindros, uma vez que a restante gama já utiliza blocos V8 que são igualmente confortáveis e suaves na estrada.

Rolls-Royce Ghost - a partir de 344.000 euros

É o modelo de entrada na gama da Rolls-Royce, mas não é desmerecedor do rótulo de iate terrestre. Dispõe de um V12 biturbo que debita cerca de 563 cv de potência, ou 592 cv se considerarmos o modelo Black Badge.

Apesar dos seus 2.470 kg, consegue cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 4,6 segundos, graças, igualmente, a uma distribuição de peso de 50/50.

Rolls-Royce Cullinan – a partir de 380.000 euros

O Cullinan é o primeiro dos dois SUV desta lista e recorre ao mesmo motor V12 com duplo turbocompressor do Rolls-Royce Ghost.

Apesar de igualmente com 563 cv de potência, este SUV distingue-se do próximo desta lista por estar afinado para o máximo de conforto e silêncio.

Ferrari 12Cilindri – A partir de 395.000 euros

O motor de doze cilindros em V é tão emblemático que dá nome a uma das mais recentes novidades vindas de Maranello. O 12Cilindri é o novo super grand tourer da Ferrari e dispõe de… um V12 naturalmente aspirado, posicionado na dianteira.

Debita, nada mais, que 830 cv e 678 Nm apenas para as rodas traseiras, e consegue subir até às 9500 rpm. Também conta com uma versão descapotável, cujo preço base está situado nos 435.000 euros.

Aston Martin Vanquish – A partir de 416.000 euros

Não se deixe iludir pela aparência similar à das restantes propostas da Aston Martin, como o Vantage ou o DB12, porque o Vanquish distingue-se por um pormenor importante: o motor tem mais quatro cilindros.

Força de impulso para o Vanquish não é problema, dispondo de um V12 Biturbo que debita 835 cv e 1000 Nm de binário, ambos enviados apenas para as rodas traseiras.

Ferrari Purosangue - a partir de 450.000 euros

O Purosangue é outro Ferrari com motor V12 que (ainda) pode comprar, neste caso, com a aliciante extra de ser o primeiro SUV nascido em Maranello.

Ao contrário do Cullinan, o Purosangue não está afinado para o silêncio e conforto absolutos. Debaixo do capô está um V12 de 6,5 litros atmosférico que debita 715 cv de potência, obtidos às 7750 rpm.

Rolls-Royce Panthom - a partir de 491.118 euros

O Phantom é o topo da gama na Rolls-Royce. É a referência do luxo sem compromissos e recorre ao mesmo motor V12 de 6,7 litros encontrado no Cullinan e no Ghost.

Produzido de forma totalmente artesanal, o Phantom é também um dos modelos há mais tempo produzidos pela indústria automóvel - anda por cá desde 1925!

Lamborghini Revuelto - a partir de 590.730 euros

A marca de Sant‘Agata Bolognese tem uma história muito próxima com o motor V12. Afinal, utilizou-o sempre nos seus superdesportivos porta-estandarte e o Revuelto não foge à regra.

Apesar de já não ter escapado à eletrificação (é o primeiro híbrido da Lamborghini, com três motores elétricos), o Revuelto dispõe de um V12 naturalmente aspirado de 6,5 litros, que, por si só, debita 813 cv de potência. Combinando a potência dos motores elétricos, a marca sobe para os 1000 cv.

Gordon Murray Automotive T.33 - A partir de 1,64 milhões de euros

O T.33 é a primeira proposta da Gordon Murray Automotive (GMA) a surgir nesta lista e é, atualmente, a oferta “mais barata” do fabricante.

Dispõe do mesmo V12 atmosférico encontrado no seu antecessor, o T.50, mas limitado a “apenas” 11.000 rpm e 615 cv de potência, associados a uma caixa manual de seis velocidades, fornecida pela Xtrac.

Pagani Utopia - a partir de 2,4 milhões de euros

Por norma, dá-se o nome de utopia ou utópico a um ideal, sistema ou plano, que não parece ser possível de colocar em prática. No entanto, este Pagani Utopia é a prova exatamente do contrário.

A Pagani é a fabricante italiana de alguns dos supercarros mais raros a nível mundial e desde 1990 que recorre aos mestres de Affalterbach da AMG, na Alemanha, para adquirir motores.

O Utopia utiliza um V12 turbocomprimido de 6 litros que debita 864 cv de potência e 1100 Nm de binário, declarando um peso em seco de 1.280 kg.

Gordon Murray Automotive T.50 - A partir de 2,61 milhões de euros

O GMA T.50 é apresentado como o sucessor espiritual do McLaren F1. Os dois têm em comum o mesmo criador, Gordon Murray, e a mesma “receita”: um motor V12 naturalmente aspirado, caixa manual de seis velocidades, espaço para três ocupantes (com o condutor ao meio) e portas com abertura tipo asa de borboleta.

O T.50 dispõe de um motor de 3,9 litros da Cosworth, a debitar 725 cv de potência, com uns impressionantes 12.100 rpm. É, também, o mais caro e o último desta lista.