"Tira-teimas" na Volkswagen. Imagina quem ganhou?

O CEO da Volkswagen e o engenheiro-chefe da divisão R testaram os limites do hot hatch alemão com três desafios amigáveis, numa pista de testes da marca, na Suécia. Momento que, no entanto, terá servido, também, para esclarecer algumas primazias...

A Volkswagen colocou dois condutores à prova, numa série de três desafios, que foram concebidos, essencialmente, para mostrar as capacidades dos modelos da gama R.

No entanto e com o propósito de apimentar as coisas... e fazer uma pausa nas reuniões de estratégia, os condutores escolhidos foram o CEO da marca alemã, Thomas Schafer, e Jonas Thielebein, o engenheiro chefe da divisão R.

Quanto aos carros, a escolha do Diretor Executivo recaiu num Golf R Black Edition, enquanto Thielebein optou pela carrinha Golf R Variant

Recordar que ambos os veículos surgem equipados com o já conhecido motor 2,0 litros turbo TSI, a debitar 333 cv de potência, enviados para as rodas através de uma caixa automática DSG de sete velocidades e do sistema de tração integral 4Motion da Volkswagen.

A diferença está na versão Black Edition, conduzida por Schafer. Esta versão vem equipada, de série, com o Pacote Performance, que permite atingir uma velocidade máxima de 270 km/h. Além disto, é também mais leve e mais curto do que a carrinha, o que, à partida, lhe assegura algumas vantagem.

Hora do "tira-teimas"

Ao volante do carro ligeiramente mais rápido, o CEO venceu o primeiro desafio, completando a corrida de drag, com 400 metros de distância, em 13,72 segundos. Ou seja, mais rápido que os 14,32 segundos registados pelo engenheiro-chefe.

Contudo, o segundo desafio foi vencido por Thielebein. Com um tempo por volta de 1:07,50 minutos, o engenheiro-chefe venceu o diretor-geral com uma diferença de 4,8 segundos.

O vencedor acabou sendo decidido no último desafio, em que os concorrentes tiveram de completar o maior número de derrapagens, dentro de um determinado tempo.

Com o modo Drift do Golf R ativado, Schafer conseguiu cinco derrapagens bem-sucedidas. Contudo, muito menos do que as 14 conseguidas pelo engenheiro-chefe, ao volante da carrinha, que acabou por vencer a competição amigável.