Já está disponível para encomenda, na Alemanha, a versão mais potente de sempre do SUV Tiguan. O novo topo de gama Tiguan R recebe um motor de 320 cv e uma personalização exterior e desportiva que sublinham o seu caráter desportivo.
Equipado com motor 2.0 TFSI de 320 cv, o Volkswagen Tiguan R é o modelo mais potente de sempre desta gama de SUV da marca alemã. O bloco de cilindros quatro cilindros em linha disponibiliza um binário máximo às 2100 rpm que se mantém constante até às 5350 rpm.
A potência é transmitida às quatro rodas através de um novo sistema de tração integral 4Motion com vectorização de binário R-Performance. O sistema não só distribui a potência entre os eixos dianteiro e traseiro, como também assegura a transferência entre as rodas esquerda e direita. A marca alemã reclama ter conseguido melhorar o comportamento em curva.
A combinação do motor de 320 cv com o novo sistema de tração integral permite ao Tiguan R acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 250 km/h.
O topo de gama do modelo Tiguan foi desenvolvido pela Volkswagen R. O seu ADN desportivo não se encontra apenas no motor turbo e no sistema de tracção integral, mas também num equipamento específico e exclusivo.
Imagem musculada e desportiva
O exterior recebeu pára-choques com design R e elementos aerodinâmicos em preto brilhante ou na cor da carroçaria, capas dos espelhos em cromado mate, um difusor traseiro único em preto brilhante, extensões das cavas das rodas em preto e jantes de liga leve de 20 polegadas.
Quanto ao interior, o Tiguan R oferece bancos desportivos premium com apoios de cabeça integrados, um Digital Cockpit específico com um cronómetro integrado, assim como uma decoração especifica R em carbono cinzento. Os elementos decorativos são iluminados através de uma luz de fundo. Os pedais, por sua vez, são em aço inoxidável.
LEIA TAMBÉM
Novo Volkswagen Tiguan já chegou a Portugal. Conheça os preços
O equipamento técnico desta versão R inclui um potente sistema de travagem de 18 polegadas com pinças dos travões pintadas em azul, um chassis DCC (com amortecedores ajustáveis) rebaixado em 10 mm e uma seleção do perfil de condução reforçado com um modo R.
Este último modo, que assegura um comportamento mais desportivo, pode ser ativado através de um novo botão azul R localizado no também novo volante multifunções. Igualmente disponíveis estão as patilhas para o comando manual da caixa de dupla embraiagem de sete velocidades.
A dotação de série integra ainda a possibilidade de desligar o sistema de controlo de tração e um sistema de saída de escape desportivo com quatro ponteiras. Entre as poucas opções destaque para um sistema de escape em titânio da Akrapovi e jantes de liga leve Estoril de 21 polegadas.
O exterior também pode ser personalizado com um pacote Black Style, que acrescenta um acabamento em preto nalgumas partes da carroçaria.
Combinando a performance dinâmica de um automóvel desportivo com a versatilidade de um SUV, o Volkswagen Tiguan R já está disponível na Alemanha, com preços a partir de 56.703 euros.