Camiões elétricos da Tevva homologados na União Europeia

Os britânicos da Teeva obtiveram a homologação da União Europeia para os seus camiões elétricos de 7,5 toneladas de peso bruto.

Os britânicos da Teeva obtiveram a homologação da União Europeia para os seus camiões elétricos de 7,5 toneladas de peso bruto. Esta aprovação possibilita as entregas aos clientes na Europa Continental.

O primeiro fabricante britânico de camiões elétricos, Tevva, obteve a homologação da União Europeia para o modelo com peso bruto de 7,5 toneladas e anunciou a produção em série, que terá como destino clientes no Reino Unido e na Europa Continental.

A homologação europeia representa um passo importante no desenvolvimento e comercialização de todos os veículos deste construtor britânico, incluindo camiões elétricos.

A certificação foi obtida para a União Europeia e Reino Unido com auxílio da Vehicle Certification Agency) e a Agência dos Transportes da Suécia (SRA). Para receber a homologação, o camião elétrico da Tevva foi submetido a 30 testes aos sistemas, incluindo segurança elétrica e compatibilidade eletromagnética, cumprindo, assim, as mais recentes normas.

Asher Bennett, fundador e CEO da Tevva

Com esta homologação, a Tevva tornou-se a primeira empresa britânica a cumprir as normas europeias para camiões elétricos de 7,5 toneladas e permite iniciar as entregas aos clientes.

O primeiros camiões elétricos produzidos em série da Tevva já começaram a ser entregues a operadores britânicos e entre os quais se incluem a Expect Distribution, Travis Perkins e Royal Mail.  

Autonomia elétrica de até 227 km

A Tevva apresentou-se ao público no passado mês de setembro no IAA Transportation, em Hannover. O camião elétrico de 7,5 toneladas está dotado com uma bateria de 105 kWh que permite disponibilizar uma autonomia de de até 227 quilómetros, estando vocacionado para entregas de última milha e distribuição urbana.

A oferta vai ser reforçada ainda este ano com um camião elétrico de 7,5 toneladas com extensor de autonomia a hidrogénio que permite aumentar o alcance até 570 quilómetros. 

"Estamos na missão de tornar acessíveis os camiões sustentáveis devido ao efeito de escala e acreditamos que a nossa tecnologia irá permitir ao setor dos transportes e aos governos da Europa cumprirem os seus objetivos de carbono zero", afirma Asher Bennett, fundador e CEO da Tevva. "Ao adotarem soluções elétricas a hidrogénio e bateria, podemos repensar o mix de energia nos transportes, reduzir a pressão sobre a nossa rede elétrica e acelerar a implementação de camiões elétricos".  

LEIA TAMBÉM
Quantron estreia camião ligeiro Qargo EV Light Truck

"Estamos na missão de tornar acessíveis os camiões sustentáveis devido ao efeito de escala e acreditamos que a nossa tecnologia irá permitir ao setor dos transportes e aos governos da Europa cumprirem os seus objetivos de carbono zero", afirma Asher Bennett, fundador e CEO da Tevva. "Ao adotarem soluções elétricas a hidrogénio e bateria, podemos repensar o mix de energia nos transportes, reduzir a pressão sobre a nossa rede elétrica e acelerar a implementação de camiões elétricos".  

O objetivo da Tevva é comercializar até mil camiões elétricos em 2023.