Tevva levou camião a hidrogénio para teste de estrada

Tevva anunciou ter efetuado um teste de estrada com o protótipo de um camião elétrico de 7,5 toneladas com extensor de autonomia a hidrogénio

A britânica Tevva anunciou ter efetuado um teste de estrada com o protótipo de um camião elétrico de 7,5 toneladas com extensor de autonomia a hidrogénio. A viagem de ida e volta foi efetuada entre Londres e a fronteira de Inglaterra com a Escócia, tendo sido percorridos mais de mil quilómetros.

Já aqui demos conta que o fabricante britânico de veículos comerciais pesados com emissões zero, Tevva, tinha obtido a homologação europeia para o seu camião elétrico a bateria com 7,5 toneladas de peso bruto, podendo dar inicio às entregas aos clientes da Europa Continental.

Além dos camiões elétricos a bateria, a Tevva está igualmente a apostar neste tipo de veículos, mas com tecnologia da pilha de combustível. A empresa está a desenvolver camiões elétricos de 7,5 toneladas com extensor de autonomia a hidrogénio.

Um protótipo já realizou um teste de estrada no Reino Unido entre a sede em Londres e a fronteira da Escócia em Berwick-on-Tweed, que é a cidade mais a norte de Inglaterra. A viagem de ida e volta teve uma extensão superior a mil quilómetros.

Na viagem de regresso, o camião percorreu quase 563 quilómetros sem ter de parar para fazer um carregamento. Isto só foi possível por a pilha de combustível alimentada a hidrogénio produz energia para fornecer à bateria de lítio do camião sempre que é necessário. 

Baixas temperaturas

A viagem foi efetuada com temperaturas de aproximadamente 0ºC e a dado ponto do percurso era inferior a -10ºC. "Foi uma viagem incrível e ficamos tão satisfeitos que o camião tenha feito tantos quilómetros no regresso sem ser necessário parar para carregar", afirma Charlie Cordell, engenheiro-chefe responsável pela área de extensão de autonomia da Tevva.

"A viagem foi uma demonstração impressionante da autonomia que se consegue obter num camião que utiliza a combinação de um sistema elétrico e hidrogénio. As temperaturas muito baixas foram um grande desafio, mas foram muito úteis, ajudando-nos a recolher informação importante acerca das prestações do veículo, permitindo-nos fazer alguns ajustamentos no desenvolvimento final".

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Curiosamente, o protótipo do camião tem volante à esquerda e não à direita como é hábito na Grã-Bretanha, o que indicia que a Tevva já está a trabalhar na versão para a Europa Continental com vista à obtenção da sua homologação na União Europeia.

O camião da Tevva parou para abastecer hidrogénio na Element 2 em Teesside na primeira etapa da viagem. A Element 2 está atualmente a implementar uma infraestrutura de abastecimento de hidrogénio no Reino Unido.