Teste de segurança entre três EVs chineses. Serão seguros?

A marca chinesa Chery fez um teste ao nível de segurança do seu Exeed Sterra ES elétrico, em que simulou um embate em simultâneo entre três carros iguais. Consegue imaginar o resultado?

Por norma, quando queremos saber sobre a segurança de um determinado automóvel, basta esperar pelos resultados dos testes de segurança do Euro NCAP (The European New Car Sssessment Programme) ou do equivalente norte-americano IIHS (Insurance Institute For Highway Safety).

No entanto, a marca chinesa Chery decidiu fazer um teste de segurança ao seu Exeed Sterra ES elétrico, modelo lançado em 2023, simulando um embate entre 3 carros iguais, em simultâneo.

A demonstração de segurança da Chery aconteceu em Tianjin, na China, e contou com a presença da publicação Carscoops, que partilhou o registo do acontecimento em vídeo.

Teste bem-sucedido

O teste teve como objetivo simular uma situação real, envolvendo um automóvel imobilizado, prestes a tentar realizar uma inversão de marcha. Sendo, depois, atingido por dois veículos, provenientes de direções opostas.

Dois Exeed Sterra ES elétricos, cada um a 60 km/h, atingiram um outro Sterra ES, vermelho, em pontos opostos do veículo. Um embateu no canto dianteiro direito, enquanto o outro embateu entre as duas portas do lado do condutor.

As filmagens e fotografias sugerem que o Exeed vermelho manteve a sua integridade estrutural, assim como a proteção dos ocupantes, depois de um choque difícil para qualquer automóvel.

Segundo a marca chinesa, a bateria não apresentou sinais de fugas, fogo ou fumo e o sistema de alta tensão foi automaticamente desligado com o embate. Além deste fator crucial, o sistema fez disparar todos os airbags e, uma vez imobilizado, destrancou as portas.

Sobre o Exeed Sterra ES

A Exeed é uma marca premium da Chery que, em 2023, apresentou o Sterra ES. Esta berlina elétrica partilha a plataforma com o Luxeed S7, da Huawei, e já está disponível em alguns países da Europa.

Disponível em versões com tração traseira e integral, o Sterra ES tem uma autonomia anunciada de até 905 km (medida no ciclo chinês CLTC) e uma bateria de 97.7 kWh.

Impressionante, mas…

Apesar da notável demonstração de segurança, o teste da Chery não teve em consideração pormenores importantes como o facto de o carro em inversão de marcha estar, na verdade, imobilizado.

Numa situação real, todos os carros estariam em movimento e a energia resultante do acidente seria dissipada de forma diferente.

Resta, por isso, saber qual seria o desempenho do Exeed Sterra ES nos testes de agências independentes como a EuroNCAP ou a IIHS.

Já vários veículos elétricos chineses obtiveram classificações de cinco estrelas no EuroNCAP. Apesar dos protocolos de teste cada vez mais rigorosos, a competitividade destes modelos resulta, também, dos elevados padrões de segurança.