Tesla já não é o maior fabricante mundial de elétricos

Depois da liderança incontestada dos últimos anos, a Tesla perdeu, em 2024, o título de maior fabricante mundial de veículos elétricos... para a BYD. A confirmação surge nos últimos números divulgados pela marca de Palo Alto, os quais a colocam atrás do seu principal pretendente... por uns pozinhos!

Segundo os últimos dados divulgados pelo fabricante automóvel norte-americano, a Tesla Motors teve um último trimestre de 2024 melhor que os três meses anteriores, ao entregar um total de 495.570 veículos elétricos (EV), ou seja, cerca de 30 mil veículos mais que as 462.890 unidades entregues em todo o mundo a clientes, no terceiro trimestre.

Já em termos anuais e falando de produção, a marca de Palo Alto terminou 2024 com  um total de 1.773.443 veículos produzidos. Número que, recorde-se, além de não cumprir aquelas que eram as expectativas de “crescimento ligeiro” anunciadas pelo próprio fabricante e que tinham como meta ultrapassar os 1,8 milhões de EV vendidos em 2023, também não chegou para suplantar os níveis de produção do seu principal perseguidor, a chinesa BYD.

Segundo os últimos resultados divulgados pelo fabricante chinês na passada quinta-feira, dia 2 de janeiro, a BYD terminou 2024 com um recorde de 4,25 milhões de veículos elétricos e eletrificados produzidos, dos quais 1.777.965 foram 100% elétricos.

Comparados os resultados de ambos os fabricantes, a BYD acabou, assim, suplantando a Tesla, ainda que por apenas alguns "pózinhos"; mais concretamente, cerca de 4.500 carros.

E nas vendas?

De resto e também no que diz respeito, especificamente, às vendas, os percursos realizados por Tesla e BYD foram diametralmente opostos, com a marca norte-americana a viver um "annus horribilis", em que as vendas mostraram uma tendência consistente de descida, pela primeira vez na história do construtor. 

Já o fabricante de Shenzhen, viu as vendas de veículos 100% elétricos aumentarem cerca de 12% ao longo do ano transacto, contribuindo, dessa forma e em conjunto com os híbridos plug-in, para um crescimento de 41% naquelas que foram as vendas de veículos de passageiros elétricos e eletrificados da BYD. 

Ainda assim, é, precisamente, neste domínio das vendas, que a Tesla poderá ter conseguido evitar a derrota em toda a linha para o rival chinês, já que a marca norte-americana afirma ter entregue a clientes 1,79 milhões de veículos. Ou seja, mais do que aquilo que produziu durante todo o ano, certamente aproveitando "restos" da produção de 2023.

Já a BYD, anunciou ter entregue 1,76 milhões de veículos elétricos, valor que a deixa ligeiramente atrás do adversária.

Model 3 e Molde Y são salvação

Quanto a modelos, a Tesla revela, nos números agora divulgados, que a “família” Model 3/Model Y continuou sendo a mais procurada, com as restantes propostas - Model S, Model X e Cybertruck - a não fazerem mais do que 23.640 unidades… em conjunto.

De resto e no que diz respeito à pickup, o site InsideEVs recorda que, apesar de ter sido o único modelo verdadeiramente novo lançado pela Tesla desde 2020, a sua prestação comercial tem sido tudo menos surpreendente. Com os custos elevados inerentes à sua produção a tornarem-na bem mais um peso nas contas, que uma mais-valia.