O caso merece destaque: a Tesla acaba de anunciar que, a partir do final deste ano, a sua rede de carregamento de Superchargers, vai passar a estar acessível também a utilizadores de EVs de outras marcas automóveis.
O anúncio, que pode ser uma boa notícia, não somente para os proprietários de veículos elétricos, como também para a própria afirmação da Mobilidade Elétrica, foi feito pelo fundador da Tesla Inc., o multimilionário Elon Musk. Prometendo que, apesar das diferenças técnicas, as alterações a fazer nos Superchargers e que permitirão que qualquer EV possa ter a eles acesso, estará completada até ao final do presente ano.
Recorde-se que a Tesla soma, hoje em dia, mais de 2.500 estações de carregamento em todo o mundo, nas quais disponibiliza um total de 25 mil pontos de carga. Os quais, no entanto e até aqui, só podiam ser utilizados pelos proprietários de veículos Tesla.
Aliás e ainda sobre os aspectos técnicos, que sempre impediram a utilização dos supercarregadores, por parte de outros utilizadores de EVs, Elon Musk recorda, através do mesmo post no Twitter em que anunciou a decisão, que, "nós criámos o nosso próprio conector, numa altura em que ainda não havia sequer uma solução standard e a Tesla era o único fabricante de automóveis de longo alcance".
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"Trata-se de um conector bastante fino, para carregamento, tanto de baixa, como de alta potência. Neste momento, estamos a tornar a nossa rede Supercharger aberta a outros EVs, ainda este ano", conclui o mesmo responsável.
Questionado sobre se a rede será aberta a todos os EVs, em todos os mercados, Musk sentenciou que, "com o tempo, em todos os países".
Apesar deste anúncio, por esclarecer fica, ainda e por exemplo, que tipo de preços serão aplicados aos utilizadores de veículos elétricos não-Tesla, já que, os próprios proprietários de automóveis da marca, têm planos de pagamento específicos. Ou, até mesmo, se terão, ou não direito, às mesmas velocidades de carregamento de até 250 kW, no caso dos veículos o permitirem.
Aliás, a medida pode, mesmo, vir a repercutir-se nas vendas da marca norte-americana, já que, o facto de possuírem uma rede de carregamento exclusiva, tem sido um dos factores que contribui - nalguns clientes, pelo menos - para a opção por um Tesla.