Após as críticas e a condenação na Alemanha, o sistema Autopilot da Tesla também está a gerar polémica no Reino Unido. Em causa não estão as suas funcionalidades que permitem melhorar a segurança rodoviária, mas o facto de estar a ser promovido pela marca como um sistema de condução totalmente autónoma.
No início desta semana, um tribunal alemão declarou que a Tesla enganou os consumidores relativamente às capacidades do seu sistema de condução semi-autónomo Autopilot. O tribunal de Munique proibiu mesmo a Tesla Germany de utilizar determinadas mensagens nos seus alertas.
Pouco tempo tempo, uma empresa especialista em segurança automóvel do Reino Unido chegou à mesma conclusão, referindo que a tecnologia Autopilot da Tesla foi promovida de forma "enganadora".
LEIA TAMBÉM
Condução autónoma. Tribunal alemão condena Tesla
Matthew Avery da Thatcham Research, que também integra a administração do Euro NCAP, afirmou que ele e as organizações para quem trabalha têm vindo a "alertar para as armadilhas do sistema Autopilot", sublinhando que não se trata de um sistema de condução autónoma.
"Está lá para proporcionar assistência ao condutor e não para se tornar num motorista invisível", sublinha o responsável.
Sistema eficiente de assistência à condução
Apesar da Tesla reivindicar que todos os seus modelos novos já vêm equipados com o hardware necessário no futuro para a condução autónoma, o sistema atual utiliza um conjunto de tecnologias que oferecem uma condução autónoma entre os níveis 2 e 3, como a regulação de velocidade de cruzeiro adaptativa, assistência de manutenção na faixa de rodagem ou travagem de emergência automatizada.
A conjugação de todas aquelas tecnologias permitem à Tesla disponibilizar uma maior integração do alguns dos seus concorrentes, mas não significa que seja totalmente fiável.
Além disso, a Thatchman Research afirma que alguns proprietários Tesla no Reino Unido receberam recentemente uma mensagem de correio eletrónico, onde se podia ler: "Os nossos registos indicam que não atualizou o seu Model S…para a Capacidade de Condução Totalmente Autónoma. Pode fazer a atualização agora a um preço reduzido de 2200 libras (2417 euros)". A ser verdade, isto é um problema a vários níveis.
Matthew Avery considera que a divulgação correta de sistemas como o Autopilot podem ser muito eficazes e permitirão melhorar a "segurança rodoviária".