Numa altura em que o sistema de condução semi-autónoma da Tesla está nas bocas do mundo, e não pelos melhores motivos, a marca americana acaba de celebrar um contrato com a sul-coreana Samsung Electronics, para fornecimento de semicondutores, ou chips, com que os próximos modelos do fabricante norte-americano surgirão no mercado.
A notícia é avançada pelo 'The Korea Economic Daily', acrescentando que a Samsung Electronics terá suplantando a proposta da chinesa Taiwan Semicondutor Manufacturing Co., enquanto fornecedora dos semicondutores que equiparão o novo sistema de computação Hardware 4 da Tesla. E que a companhia norte-americana deverá estrear na Tesla Cybertruck.
"A Tesla e a Samsung estão a trabalhar, quer no design, quer nas primeiras amostras do chip, desde o início deste ano. Mais recentemente, a Tesla decidiu entregar o fabrico do chip para o sistema de condução autónoma HW 4.0, à Samsung. Trata-se, de resto, de um negócio praticamente fechado ", afirmou, em declarações ao jornal coreano, uma fonte à publicação.
O novo sistema Hardware 4 (HW 4.0) terá por missão substituir o Hardware 3 utilizado nos atuais modelos da Tesla, fazendo, ao mesmo tempo, evoluir a tecnologia de condução semi-autónoma AutoPilot.
De resto, o próprio Elon Musk veio já reivindicar que o novo sistema de computação, conhecido internamento como Full Self Driving Computer 2, ou Computador de Condução Totalmente Autónoma 2, "será mil por cento mais seguro" que um condutor humano, isto, quando comparado com o computador atualmente em uso.
LEIA TAMBÉM
Tesla. Sistema Autopilot também em causa no Reino Unido
O 'The Korea Economic Daily' refere ainda que o novo chip será produzido pela Samsung na sua fábrica de Hwasung, através de uma tecnologia de processamento de 7 nanómetros. Processo que, diga-se, é menos avançado que a tecnologia de processamento de 5 nanómetros que a Samsung também utiliza, mas que, no entender da empresa, garante um maior rendimento de produção e melhor estabilidade da parte do chip.
Recordar, igualmente, que Musk anunciou, recentemente, mais um adiamento na entrada em produção da Cybertruck, desta feita e na melhor das hipóteses, para o final de 2022. Sendo que a produção em grande escala só deverá ter lugar em 2023.