Tesla quer lançar Model Y mais pequeno e barato

A Telsa estará a desenvolver uma versão mais pequena e acessível do Model Y para se defender da concorrência, especialmente dos fabricantes chineses, que lhe estão a “roubar” quota de mercado na China e noutras geografias.

Ainda não há muito tempo, a Tesla dominava categoricamente o mercado mundial de automóveis elétricos, beneficiando de uma escassa competição. Contudo, o panorama tem vindo a mudar com o aparecimento de novos concorrentes, quer de novos fabricantes, quer dos tradicionais, que se viram forçados a investir na mobilidade elétrica para cumprirem os objetivos de emissões de dióxido de carbono impostos pelos reguladores.

O aparecimento de novos fabricantes na China, com a BYD à cabeça, está a obrigar a Tesla a ter de responder a uma concorrência que lhe está a roubar quota de mercado e tudo indica que estará a trabalhar numa versão mais acessível do Model Y.

No ano passado, a Tesla estabeleceu um novo recorde na China ao vender mais de 657 mil veículos. Contudo, as vendas estagnaram no início de 2025 e um modelo mais barato poderá ser aquilo que a marca norte-americana necessita para recuperar o terreno perdido. Segundo algumas informações, esta nova versão será baseada no Model Y “Juniper”, mas alguns detalhes ainda não são claros.

O site chinês 36KR sugere que o novo elétrico está a ser desenvolvido através de um processo de conversão rápida com alterações mínimas. A Reuters cita três fontes conhecedoras do projeto, que pediram anonimato, dizendo que o mesmo ainda é confidencial. O veículo está a ser desenvolvido sob o nome de código “E41” e será produzido em linhas de montagem já existentes, com a produção em série a começar em 2026.

Mesma receita do Model 3 de entrada

Notícias oriundas da China indicam que o novo modelo será uma versão mais simples do Model Y, que em tudo será similar ao Model 3 de entrada lançado no México no ano passado, sacrificando caraterísticas com a pele vegan para os assentos, o ecrã tátil da segunda fila ou a iluminação ambiente, permitindo baixar o preço em aproximadamente 4000 euros.

Contudo, as fontes da Reuters esclarecem que a nova versão do Model Y será mais pequena e terá um custo de produção inferior em 20% em comparação com o modelo base.

A nova proposta mais acessível será lançada inicialmente na China para ajudar a Tesla a defender a sua quota de mercado, mas também irá ser produzido para a Europa e América do Norte, embora ainda não exista qualquer previsão para o seu lançamento.