Ainda não há muito tempo, a Tesla dominava categoricamente o mercado mundial de automóveis elétricos, beneficiando de uma escassa competição. Contudo, o panorama tem vindo a mudar com o aparecimento de novos concorrentes, quer de novos fabricantes, quer dos tradicionais, que se viram forçados a investir na mobilidade elétrica para cumprirem os objetivos de emissões de dióxido de carbono impostos pelos reguladores.
O aparecimento de novos fabricantes na China, com a BYD à cabeça, está a obrigar a Tesla a ter de responder a uma concorrência que lhe está a roubar quota de mercado e tudo indica que estará a trabalhar numa versão mais acessível do Model Y.
No ano passado, a Tesla estabeleceu um novo recorde na China ao vender mais de 657 mil veículos. Contudo, as vendas estagnaram no início de 2025 e um modelo mais barato poderá ser aquilo que a marca norte-americana necessita para recuperar o terreno perdido. Segundo algumas informações, esta nova versão será baseada no Model Y “Juniper”, mas alguns detalhes ainda não são claros.