Tesla prepara aumento da produção na fábrica de Berlim

A Tesla continua a acelerar a produção do Model Y na sua primeira fábrica europeia, localizada em Berlim. Este SUV elétrico sai da linha...

A Tesla continua a acelerar a produção do Model Y na sua primeira fábrica europeia, localizada em Berlim. Este SUV elétrico sai da linha de montagem apenas em duas cores de carroçaria: preto e branco pérola.

A primeira fábrica da Tesla na Europa está a acelerar o ritmo da produção, com o arranque a correr "muito bem", segundo adiantou uma fonte da marca de automóveis elétricos fundada por Elon Musk à publicação alemã Automobilwoche.

Apesar de não ter avançado números acerca da produção atual dos veículos elétricos, a marca referiu que saíram da linha de montagem mil unidades por semana durante o verão, o que é cerca de um décimo da capacidade instalada da fábrica, que foi inaugurada em março.

Fábrica de Berlim

A Tesla pretende produzir cinco mil automóveis por semana na fábrica Gruenheide (Berlim) no primeiro trimestre de 2023, segundo a DPA (Agência de Notícias da Alemanha).

O objetivo de produção anual da Tesla para a fábrica de Berlim é de 500 mil veículos.

Duas cores de carroçaria em Berlim

A fábrica de Berlim é a única a produzir o SUV Model Y com pintura da carroçaria em preto ou em branco pérola. Os veículos pintados em vermelho, azul ou cinza metalizado vêm da fábrica da China e o prazo de entrega já vai para além de março de 2023.

Com o aumento da produção das novas fábricas de Gruenheide e do Texas, as previsões da Tesla apontam para a construção de dois milhões de automóveis no próximo ano, valor ainda bastante aquém do objetivo de longo prazo de 20 milhões.

Tesla Model Y

A produção da Tesla em 2021 foi pouco superior a um milhão de veículos nas quatro fábricas: Fremont (EUA) Xangai (China), Berlim-Brandenburg (Alemanha) e Austin (EUA).

Consumo de água é preocupação

A Tesla referiu que pretende diminuir o consumo de água na fábrica de Gruenheide. A redução da utilização de água fresca continua a ser um objetivo para o construtor, na sequência dos receios dos residentes locais acerca do abastecimento de água. 

Segundo a Tesla são utilizados cerca de 2200 litros de água para produzir um só carro, mas a média da indústria é de 4400 litros.

LEIA TAMBÉM
Diz Musk. Produção do Tesla Model Y em Berlim começa ainda em 2021

O consumo de água pode ser reduzido em Gruenheide com a utilização de torres de arrefecimento híbridas ou através da secagem a seco de componentes, entre outras medidas.  

A Tesla também quer abrir uma nova fábrica de baterias no complexo de Gruenheide, mas ainda não há qualquer previsão de data para a inauguração.

Cybertruck só em 2023

Elon Musk apresentou o protótipo da pick-up elétrica Cybertruck em final de 2019, mas a sua entrada em produção na fábrica de Austin, no Texas, tem vindo a ser sucessivamente adiada. Agora as previsões apontam para meados de 2023.

Elon Musk alega que os preços e as especificações do Cybertruck sofreram alterações desde a abertura das pré-reservas em 2019, devido à inflação e a outros factores externos.