Tesla anuncia modelos mais acessíveis... agora para 2025

Depois de já o ter feito para 2024... e antes disso, a Tesla volta a anunciar o lançamento de uma nova gama de modelos mais baratos, produzidos com recurso a vários componentes do Model 3 e Model Y, assentes numa nova plataforma.

Depois de ter registado, em 2024, a primeira queda nas suas vendas anuais, a Tesla procura agora combater esse desaire anunciando, mais uma vez, o lançamento de uma gama de modelos mais acessíveis.

Segundo a marca de Palo Alto, os novos modelos vão partilhar sinergias com os atuais Model 3 e Model Y, além de estrearem uma nova arquitetura.

A empresa norte-americana também adiantou que os novos veículos serão construídos nas mesmas fábricas da gama atual, não divulgando, no entanto, mais detalhes.

Não será o “Model 2” ou “Model Q”

Em abril de 2024, a Reuters noticiou que o “Model 2”, há muito rumorado, teria sido cancelado. Elon Mus, não tardou em responder, nas redes sociais, afirmando que “a Reuters está a mentir outra vez”.

Contudo, em outubro, durante a apresentação do Cybercab – um veículo de dois lugares totalmente autónomo – o CEO afirmou: “Quando falamos de um carro elétrico de 25.000 dólares [23.993 euros], não faria muito sentido pensar num modelo que não fosse o Cybercab”.

Isto sugere que os futuros novos veículos não serão comercializados como propostas concorrentes aos europeus Renault 5 E-Tech e Citroën ë-C3, com preços que começam, em Portugal, nos 25 mil euros e nos 23.300 euros, respetivamente.

Desta forma, os rumores apontam para que o seu preço se situe por volta dos 30 mil euros, ou seja, num patamar significativamente mais baixo que os 39.990 euros do Tesla Model 3. Até para, possivelmente, afastar a concorrência oriunda da China, como é o caso das propostas da Nio, da BYD ou da Xpeng.