A Tesla decidiu aumentar os preços do seu Model 3 na Europa, devido às novas taxas alfandegárias da União Europeia. E Portugal não fica de fora, apurou a TURBO.
A notícia foi avançada pela Automotive News Europe, acrescentando que estes aumentos deverão reflectir-se em mercados como a Alemanha, os Países Baixos ou a Espanha, onde os preços finais deverão subir cerca de 1.500€, dependendo da versão.
A medida surge depois da Tesla ter alertado, em junho e na sequência da decisão da União Europeia de avançar com taxas alfandegárias acrescidas, embora e para já provisórias, para os automóveis elétricos fabricados na China, de que esta subida poderia levar a um aumento do preço dos seus carros.
Segundo a mesma fonte, os veículos Tesla produzidos na China deverão ser afectados pelas novas medidas fiscais, com um aumento adicional de 20,8 por cento, embora a marca norte-americana tenha apresentado um pedido de reapreciação da percentagem a aplicar.
De resto, o mesmo terá já feito o BMW Group, relativamente aos Mini hoje em dia produzidos na China.
No caso específico da Tesla, o aumento agora anunciado surge depois do fabricante ter aplicado, desde o final de 2022, uma série de cortes nos preços dos seus carros, com modelos como o Model 3, fabricado em Xangai, ou o Model Y, que já é produzido na Alemanha, a verem os respectivos preços cair até 17 por cento, no início de 2023, relata a agência de noticias Reuters.
LEIA TAMBÉM
Tesla. Gruenheide aprova expansão da Gigafactory de Berlim
Ao mesmo tempo, a Tesla também operou alterações nas especificações dos modelos, de forma a que, em conjunto com o reajuste dos preços, pudessem ser contemplados nos apoios estatais para EVs, que a grande maioria dos governos europeus fixou.
Portugal não fica de fora
Segundo apurou a TURBO junto da marca norte-americana, o agora noticiado aumento dos preços do Model 3 reflectir-se-á também em Portugal, com todas as versões a registarem uma subida na ordem dos 1 500€.
No entanto, a Tesla também recorda que este aumento aplica-se apenas às novas encomendas e não os carros que já se encontram pedidos, sendo que o próprio fabricante tem, neste momento, várias unidades já pré-configuradas, as quais estão disponíveis pelo preço anterior.