Modelos mais compactos. Vem aí uma nova geração da Tesla

A Tesla está a trabalhar numa nova plataforma que se destina a uma nova geração de veículos de dimensões inferiores às dos atuais Model 3

A Tesla está a trabalhar numa nova plataforma que se destina a uma nova geração de veículos de dimensões inferiores às dos atuais Model 3 / Model Y.

A Tesla está a trabalhar numa plataforma totalmente nova que deverá estar concluída a curto prazo, segundo refere o relatório de contas de 2022. O documento adianta que a nova arquitetura está em desenvolvimento, sendo de esperar mais novidades durante o Dia do Investidor, agendado para 1 de março.

Pouco se sabe sobre a nova plataforma, mas segundo algumas notícias destina-se a automóveis mais pequenos do que o Model 3 / Model Y. Além disso, esta arquitetura também deverá assegurar uma grande redução no custo do veículo, podendo chegar a metade.

Tesla está a trabalhar numa nova plataforma para modelos mais compactos e acessíveis do que o Model 3

De acordo com o CEO da Tesla Elon Musk, os veículos elétricos baseados na nova plataforma serão produzidos em volumes superiores ao de todos os outros modelos combinados.

Isto dá origem a muitas especulações porque se pode tratar de um modelo de entrada subcompacto com um preço de 25 mil euros ou um simples robotaxi (um meio automático de transporte muito simples).

Historicamente, a Tesla teve vários projetos, sendo que a maioria são independentes, começando pelo Tesla Roadster, um desportivo de baixo volume baseado no Lotus Elise. A primeira plataforma foi a do Model S / Model X, enquanto a segunda é a Model 3 / Model Y.

Redução de custos até 50%

A marca fundada por Elon Musk está a trabalhar num projeto para a segunda geração do Roadster, assim como no Semi (um camião de gama alta) e na Cybertruck, a pick-up elétrica prometida que nunca mais é lançada.

Será de referir que alguns veículos partilham componentes e sistemas, mas a referida terceira geração está vocacionada para novos automóveis elétricos - mais pequenos e acessíveis - do que o Model 3 / Model Y.

LEIA TAMBÉM
Tesla. Model 3 e Model Y tornam-se mais baratos em Portugal

Para alcançar uma redução de custos até 50%, a Tesla terá de recorrer a muitas tecnologias novas para simplificar o processo de produção. Outra hipótese seria o fabrico de milhões de unidades por ano.

Além disso, desenvolver uma nova plataforma é uma coisa, enquanto o projeto de veículos baseados nessa arquitetura é outra totalmente diferente. Relativamente aos novos modelos elétricos, a Tesla tem mantido silêncio.