O caso promete fazer correr ainda muita tinta: a entidade federal norte-americana responsável pela segurança rodoviária NHTSA acaba de anunciar a abertura de uma investigação preliminar, a sequência de queixas segundo as quais os veículos Tesla permitem jogar videojogos no ecrã do automóvel, mesmo com o veículo em movimento.
Segundo revela, em comunicado, a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), em causa estarão cerca de 580 mil veículos Tesla, cujos modelos vão do Model X, ao Model S e Model Y. Englobando, ainda, três viaturas com uma funcionalidade denominada 'Passenger Play'.
No entender da NHTSA, o problema, que urge apurar, tem a ver com o facto das viaturas Tesla permitirem que "o jogo decorra no ecrã central sensível ao toque, ao mesmo tempo que o veículo se mantém em movimento". O que, acrescenta o mesmo organismo, "pode representar uma distracção para o condutor, durante a condução".
De resto, uma queixa apresentada por um consumidor residente no estado norte-americano do Oregon e que surge publicada no site oficial da NHTSA, denuncia que "a Tesla está a tornar, não só os videojogos, como a pesquisa na Internet, possível, no ecrã principal do veículo, DURANTE A CONDUÇÃO".
O mesmo consumidor acrescenta que, "supostamente, os videojogos estão disponíveis apenas para os passageiros, ao passo que, a navegação na Internet, está disponível para qualquer pessoa, a qualquer momento. Como é possível permitir que um fabricante possa passar vídeos, que invariavelmente distraem e ocupam 2/3 do mesmo ecrã onde o condutor recebe todas as informações relacionadas com o veículo?".
LEIA TAMBÉM
Condução autónoma. Tesla duplica número de carros com acesso ao FSD Beta
Finalmente, o mesmo reclamante recorda que "é preciso não esquecer que a Tesla não tem ecrãs secundários acima do volante", pelo que, "criar uma distração perigosa para o motorista é negligência, além de imprudente".
Condutor apenas tem de aceitar....
Entretanto, a NHTSA confirmou já que, esta funcionalidade está disponível, em veículos Tesla com "Passanger Play", desde dezembro de 2020, embora, anteriormente, a possibilidade de desfrutar de videojogos no ecrã das viaturas, só estivesse acessível com o veículo em Park.
No entanto e já mais recentemente, a situação ganhou dimensões de escândalo, após saber-se que, bastava ao condutor concordar com indicação do sistema, perguntando se os passageiros podiam continuar a jogar com o veículo em andamento, para que, a partir daí, os videojogos passassem a estar permanentemente disponíveis. Permitindo, inclusivamente, que o próprio condutor jogue, enquanto conduz.
NHTSA promete investigar a fundo
Fruto das denúncias já apresentadas, a NHTSA veio agora garantir que, "através desta investigação preliminar, irá avaliar não somente todos os aspectos deste recurso, incluindo a frequência e cenários em que este 'Passenger Play' pode ser usado, nos modelos Tesla".