Numa altura em que o fabricante automóvel chinês acaba de destronar a marca norte-americana, como líder mundial na venda de veículos elétricos, a Tesla prepara nova e mais barata versão do Model Y, equipada precisamente com baterias da chinesa BYD.
A notícia é avançada pelo site Teslamag.de, revelando que uma nova versão de entrada do Model Y para a Europa, acaba de receber aprovação da parte dos serviços da União Europeia. Versão que, acrescenta a mesma publicação, conta com um pack de baterias e, quiçá, até mesmo todo um trem de força, fornecido pela rival BYD.
Recordar que os rumores sobre uma possível parceria entre a Tesla e a BYD já duram há alguns meses. Sendo que, agora, surge a confirmação de que o fabricante automóvel chinês começou já a fornecer à marca de Palo Salto baterias Balde, especificamente para o Model Y que deverá entrar em produção na Alemanha, ainda durante o mês de agosto ou, o mais tardar, em setembro.
De resto e já de acordo com documentos não oficiais a que a Teslamag.de terá tido acesso, esta nova versão do Model Y, conhecida internamente como a variante 'Y7CR', embora descrito no relatório como 'Type 005', deverá contar com uma bateria de 55 kWh, capaz de garantir uma autonomia na ordem dos 440 km.
Quanto a consumos, o mesmo relatório fala em valores de apenas 15,5 kWh/100 km, conseguidos em trajecto combinado. Não sendo, no entanto, referido, se se trata de um valor WLTP ou outro qualquer.
LEIA TAMBÉM
Na Gigafactory de Xangai. Tesla revela como é fabricado o novo Model Y
Ainda sobre a bateria, a publicação precisa que se trata de um "pacote estrutural", ou seja, integrado na estrutura do veículo, embora e pelo menos para já, não se saiba se o conjunto todo é da BYD ou se, pelo contrário, trata-se de uma bateria Tesla, mas com células da BYD.
Contudo, também vale a pena não esquecer que o fabricante automóvel chinês acaba de dar a conhecer o seu primeiro modelo, BYD Seal, equipado com sistema de bateria estrutural CTB, sinónimo de Cell-To-Body.