Diz Musk. Produção do Tesla Model Y em Berlim começa ainda em 2021

Elon Musk, fundador da Tesla, acaba de anunciar que o SUV Model Y começará a ser produzido na Gigafactory de Berlim, ainda em 2021.

Eis uma boa notícia para os fãs europeus da Tesla: a marca norte-americana de veículos elétricos deverá começar a produzir o seu novo SUV Model Y, na Gigafactory de Berlim, ainda antes do final de 2021.

O anúncio foi feito pelo fundador e Chairman da Tesla, Elon Musk, durante um dos 'Giga-Fest' da marca norte-americana, desta feita, numa pequena localidade junto à Gigafactory de Berlim. Precisando que o processo deverá arrancar já em novembro ou, o mais tardar, em dezembro.

Ainda de acordo com o multimilionário, a entrega das primeiras unidades aos clientes também não demorará muito, já que a intenção da Tesla é fazê-lo ainda em dezembro.

Lançado na Europa já este ano, o Tesla Model Y vai ser produzido também na Gigafactory de Berlim
Lançado na Europa já este ano, o Tesla Model Y vai ser produzido também na Gigafactory de Berlim

Contudo, o mais certo é que, pelo menos de início, os volumes de produção sejam baixos. Com a agência noticiosa Bloomberg a noticiar que Musk terá já afirmado que, ao princípio, as expectativas são de que a Gigafactory de Berlim venha a produzir entre 5.000 e 10.000 carros por semana… mas só no final de 2022.

LEIA TAMBÉM
Gigafactory Berlim. Elon Musk espera iniciar a produção em Outubro

Quanto à estabilização da produção, o fundador da Tesla prevê que "leve mais tempo do que aquele que levou a construir a fábrica". Sendo que, as previsões, apontam no sentido de que os números estabilizados rondarão o meio milhão de carros por ano, graças ao esforço de um total de 12 mil trabalhadores.

Nesta sucessão de anúncios agora feita, recordar apenas que Elon Musk já havia afirmado que as suas expectativas eram de que a fábrica alemã pudesse começar a fabricar os primeiros carros, "talvez em outubro".

A Gigafactory de Berlim, já na fase final de construção
A Gigafactory de Berlim, já na fase final de construção

Algo que, conforme se veio a verificar, não aconteceu, pelos mais diferentes motivos: o empresário começou por culpar a burocracia alemã, em seguida foram as pressões dos grupos ambientalistas e atrasarem as obras, sendo que até mesmo o Ministro do Ambiente do estado de Brandemburgo acabou envolvido na polémica, ao ser acusado de desviar água potável da rede pública, para a fábrica.