Modelo mais vendido na Europa em 2023, o Tesla Model Y deverá conhecer uma atualização substancial para 2025, centrada não apenas na estética e interior, como também no desempenho e prestações.
Numa altura em que a própria Tesla assiste uma queda prolongada nas vendas, com o crossover 100% elétrico a resistir como uma das propostas com maior procura, o Model Y prepara-se, assim, para receber a sua primeira atualização, desde o lançamento da atual geração, em 2020. Neste caso, também como forma de recuperar protagonismo face a uma concorrência que, bem mais dinâmica, suplantou já e em muitos casos os predicados que faziam do modelo americano uma referência.
Segundo avança a britânica Autocar, a evolução programada para o Model Y, a que terá sido dado o nome de código Project Juniper, trará, desde logo e a exemplo do que já aconteceu com o "irmão" Model 3, um aumento da autonomia. A qual, fruto de melhorias não só na eletrónica, como também na aerodinâmica, poderá vir a registar um aumento semelhante ao conseguido no hatchback e que ronda 8%.
Sobre a aerodinâmica, as informações divulgadas apontam no sentido do crossover elétrico poder vir a ganhar uma nova frente, com faróis e pára-choques revistos, de forma a conseguir garantir uma melhor aerodinâmica (no caso do Model 3, o coeficiente desceu para 0,219). O que contribuirá não só para um aumento da autonomia, como para a redução do ruído aerodinâmico.
De resto e caso as alterações resultem da mesma forma que aconteceu no Model 3, o Model Y renovado poderá vir a conseguir uma autonomia de mais de 560 quilómetros, na sua versão mais eficiente.
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Ao mesmo tempo e ainda no capítulo técnico, embora não seja esperada qualquer alteração, em termos de trem de força ou na velocidade de carregamento, na versão standard - os 250 kW anunciados no crossover continuam a ser uma referência -, as conquistas entretanto conseguidas pelos rivais poderão levar a Tesla a promover um aumento de potência na versão Performance. A qual, caso venha a replicar os ganhos registados no hatchback, poderá passar a anunciar 459 cv, também como forma de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,1s, e, a partir daí, atingir os 262 km/h como velocidade máxima.
Maior funcionalidade e qualidade
Outra área em foco na renovação, será a funcionalidade e qualidade exibida no futuro crossover elétrico, o qual, tudo o indica, deverá receber a mesma nova consola central redesenhada estreada no Model 3, os novos tecidos de maior qualidade e o ecrã táctil traseiro de 8 polegadas.
Ainda assim e no caso do hatchback, não deixaram de surgir críticas, nomeadamente, quanto à migração dos comandos dos indicadores, até então disponíveis numa haste, para o volante. Restando saber se, no caso do Y, a Tesla vai manter a decisão ou, pelo contrário, ouve os clientes e altera a solução inicial.
Finalmente e já no capítulo estético, a Autocar avança a possibilidade do Model Y poder vir a receber, também, algumas alterações na traseira, com destaque para uma possível nova barra de luz, que contribuirá para uma diferença significativa face aos farolins tipo 'C' que constam do Model 3.