Já com a vibrante versão Plaid+. Tesla apresenta renovados Model S e X

A Tesla acaba de apresentar a atualização dos seus Model S e Model X, incrementados na tecnologia e com a nova versão Plaid.

A Tesla acaba de apresentar a mais recente atualização dos seus dois modelos topo de gama, os Model S e Model X. Os quais, além de um incremento em termos de equipamento e tecnologia, estreiam também a versão Plaid, e que é também o veículo elétrico atualmente em comercialização, com maior autonomia e capacidade de aceleração. Tudo, para entrega, a partir de setembro de 2021.

Sem alterações significativas no exterior, mesmo e em particular no caso da Model S, apesar dos quase 10 anos que já leva em comercialização, os dois modelos de topo da Tesla centram, assim, a atualização, no interior do habitáculo. Onde, a par de um novo volante mais... desportivo e vanguardista, é possível encontrar uma nova consola central, da qual se destaca um novo e gigante ecrã táctil, centro de comando de praticamente todo o automóvel.

Anunciando uma capacidade de resolução 2200x1300, elevada capacidade de resposta e inclinação esquerda-direita, este novo ecrã "transforma-se", ainda, num excelente tablet para jogos. Graças não apenas a uma capacidade de processamento até 10 teraflops - mais do que, por exemplo, a última Xbox One X, que tem apenas 6 teraflops -, como também a cores ultra-brilhantes.

A par deste ecrã, parte do sistema de infoentretenimento Premium Connectivity 3, do qual fazem parte mapas por satélite com visualização de tráfico ao vivo, Internet com browser, vídeo streaming e Caraoke, um segundo display a servir de painel de instrumentos e a disponibilizar as principais informações para a condução, e a que junta ainda um terceiro ecrã, concebido para levar o entretenimento até aos lugares traseiros.

Ainda no habitáculo, referência para um novo sistema de ar condicionado de três zonas, regulável através de displays e sem qualquer comando físico, e com filtro HEPA, capaz, segundo a Tesla, de impedir a entrada de vírus, bactérias e odores desagradáveis no habitáculo, além de um sistema de som de 960W, com 22 (!) saídas de som.

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Diferente no Model S e Model X, é a nova solução encontrada para garantir uma maior luminosidade no habitáculo, com a berlina a apostar num tejadilho de vidro, ao passo que o SUV opta por um pára-brisas panorâmico. E que a Tesla descreve como "o maior pára-brisas panorâmico do mercado".

Igualmente a impressionar, é a capacidade de carga da berlina americana, que a Tesla diz ser capaz de acomodar uma bicicleta, sem que para tal seja necessário retirar as rodas. Operação ainda mais fácil no SUV Model X, que, além de conseguir acomodar um total de sete ocupantes, também pode ser transformado de forma a garantir um total de 2.575 litros de capacidade de carga. Sendo que, ambos os modelos possuem ainda a chamada "frunk", espécie de bagageira colocada sob o capot dianteiro.

Do Sentry Mode à arrebatadora versão Plaid

Falando das tecnologias de condução e segurança, os renovados Model S e Model X contam com um sistema All-Wheel Drive resultado da colocação de motores elétricos nos dois eixos, a par do já muito conhecido sistema Autopilot, naquela que é a sua versão base. Mas que, ainda assim, permite ao automóvel acelerar, travar e virar a direcção, de forma autónoma, quando confrontado com outros veículos ou peões, na faixa de rodagem.

Uma vez estacionados, os dois modelos de topo da Tesla contam com a acção atento do Sentry Mode, sistema de monitoriza continuamente o espaço em redor do veículo, prevenindo e registando quaisquer possível agressões contra o mesmo.

Igualmente novidade, é a introdução de uma nova versão Plaid em ambos os modelos, com três motores elétricos e tracção integral, a anunciar 1.020 cv de potência. E, graças a estes atributos, a prometer a melhor capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h, entre os veículos elétricos atualmente em comercialização - 2,1s o Model S Plaid, 2,6s no caso do Model X Plaid.

No entanto e no caso da berlina, destaque para a possibilidade de optar por uma também nova versão, ainda mais potente, com os mesmos três motores, mas a anunciar 1.100 cv de potência. Cuja anunciada capacidade de aceleração fica abaixo dos 2,1s!

Naturalmente, o valorizar da capacidade de aceleração, acaba penalizando (ligeiramente) as autonomias, com o Model S Plaid a anunciar 628 km, enquanto o Model X Plaid, fica-se pelos 547 km.

Excepção que confirma a regra, é, contudo, o Model S Plaid+, proposta que bate toda a concorrência (interna), também no que autonomias diz respeito, ao anunciar MAIS de 840 km com uma só carga! Mantendo, contudo, os 320 km/h de velocidade máxima do S Plaid.

Disponível, ainda, a versão Long Range, com dois motores e tracção integral, a qual, no caso do Model S, anuncia como predicados 663 km de autonomia, 250 km/h de velocidade máxima e 3,2s na aceleração 0-100 km/h. Enquanto o Model X Long Range, promete 580 km de autonomia, 250 km/h de velocidade máxima e 3,9s na aceleração 0-100 km/h. Tudo estes valores, ainda de acordo com as especificações norte-americanas.

Preços a partir de 91 mil euros

A terminar e no que diz respeito a preços, o renovado Tesla Model S passa a estar disponível com preços a partir de 90 990€ (Long Range), 120 990€ (Plaid) e 140 990€ (Plaid+).

Já o Tesla Model X, passa a ser proposto por 99 990€ (Long Range) e 120 990€ (Plaid).

Finalmente e quanto a entregas, a Tesla prevê começar a entregar as primeiras unidades em setembro de 2021.