Embora determinada a aumentar o seu peso, no mercado dos veículos elétricos europeu, nomeadamente, através do Model Y, a Tesla acaba de determinar um substancial aumento de preço nos modelos Model S e Model X, ainda que variável segundo os mercados.
Segundo avança a agência noticiosa Reuters, mercados incontornáveis como a Alemanha, onde a versão de entrada do sedan 100% elétrico Tesla Model S era de 76 990 euros, passa, a partir de agora, para os 81 990 euros. Ou seja, mais cinco mil euros.
A mesma subida é, de resto, assinalada também em países como a França e o Reino Unido, ao passo que, em mercados como a nossa vizinha Espanha, a diferença mostra-se menos significativa, a rondar os dois mil euros.
Recordar que, por exemplo, o Tesla Model S é comercializado, hoje em dia, nos EUA, por preços a partir de 67.920 dólares, valor fixado após a redução também recentemente aplicada pela marca da Palo Alto, no preço destes modelos topo-de-gama.
LEIA TAMBÉM
"Apanhado" em Hong-Kong. Tesla prepara atualização do Model 3
Aliás e no caso dos mercados europeus, este aumento de preço não deverá deixar, sequer, de fora, o mais acessível Model 3, o qual deverá apresentar subidas entre os 500 e os 1.000 euros, no valor de venda ao público.
Só a partir de Março de 2021
Embora confirmados, estes aumentos, avança o site Electrek, só serão aplicados na próxima remessa de unidades Model S e Model X destinados à Europa, e que só deverá chegar a partir de Março de 2021.
Tal decisão poderá, de resto, ter a ver com a já anunciada atualização de ambas as propostas, a concretizar, em princípio, logo após o lançamento da versão Tesla Model S Plaid, a qual estreará uma nova configuração estrutural das baterias.
De resto, tanto o Model S, como o Model X, têm prevista uma atualização do interior, para o próximo ano, embora a confirmação da data não tenha sido feita, de forma oficial.