Depois de alguns rumores, eis que a Tesla concretiza, de forma oficial, a ameaça: um Tesla Model S Plaid de produção acaba de fixar um novo recorde da volta mais rápida ao circuito alemão de Nürburgring, para automóveis 100% elétricos de produção, ao realizar o tempo de 7m30,909s. Ou seja, quase menos 12 segundos que a anterior marca, fixada pelo Porsche Taycan Turbo!
Tendo cumprido, parte do seu desenvolvimento, no circuito alemão, a verdade é que, era já expectável, que a versão de maior performance do modelo norte-americano, acabasse por tentar a volta mais rápida naquele que é um dos mais emblemáticos circuitos europeus. Até porque o recorde estava nas mãos de um rival directo como o Porsche Taycan.
O anúncio do novo registo, feita pelo Tesla Model S Plaid, foi divulgado pelo próprio fundador da marca norte-americana, Elon Musk, num tweet difundido através da sua conta do Twitter. Em que o multimilionário mostrou, inclusivamente, uma imagem com os tempos oficiais de 7m30,909s e 7m35,579 segundos.
Segundo é possível perceber, o primeiro tempo - 7m30,909s - terá sido feito pelo modelo americano numa volta àquela que é a configuração mais pequena de Nürburgring, num total de 20,6 km. Ao passo que a segunda marca - 7m35,579s -, terá sido fixada na volta maior ao traçado, num total de 20,832 quilómetros. A qual, recorde-se, era a volta mais vezes feita, até 2019.
De resto, é normal que uma volta ao traçado mais longo seja entre 4 e 6 segundos mais lenta.
LEIA TAMBÉM
A vingança serve-se fria. Tesla Model S Plaid recupera recorde de Laguna Seca
Ainda quanto aos 7m30,909s feitos pelo Model S Plaid, vem literalmente arrasar a anterior marca de 7m42,3s, obtida pelo Porsche Taycan Turbo em Agosto de 2019. Sendo que, a partir de agora, não será totalmente descabido pensar que a Porsche quererá regressar a Nürburgring, com o objectivo de recuperar um recorde que, até aqui, era seu.
No entanto, tal tarefa não se afigura fácil. Tal como não o foi para o sedan norte-americano que, já este mês, havia tido um acidente no circuito alemão, muito provavelmente, numa altura em que já tentava atacar o recorde.
Ainda assim, também vale a pena referir que, tanto o Model S Plaid, como o Taycan Turbo, não são os automóveis 100% elétricos mais rápidos, no Nurburgring. Esse título pertence, sim, ao Volkswagen ID.R, que fez uma volta aos 20,8 km em 6m05,336, logo seguido do chinês NIO EP9, com o tempo de 6m45,90s, numa volta ao mesmo traçado. Diferença: quer o alemão, quer o chinês, conseguiram os seus tempos, não como modelos em produção, mas enquanto protótipos.
Aliás, no seu tweet, Musk destaca o facto do recorde ter sido fixado com um Model S Plaid "acabado de sair da fábrica" e "sem a mais pequena alteração" face ao modelo em comercialização. Prometendo, igualmente, que uma outra unidade, essa assim equipada com "soluções aerodinâmicas, travões de carbono e pneus de pista", tentará, em breve, uma volta rápida a Nürburgring.