A prometer 300 km/h. Tesla Model S Plaid já começou a ser entregue na Europa

As primeiras unidades do Tesla Model S Plaid começaram a ser entregue na Europa, numa altura em que o modelo recebe as 5 estrelas Euro NCAP.

Apresentado como a versão mais radical e rápida do modelo topo de gama da Tesla, as primeiras unidades do Model S Plaid começaram a ser entregue aos seus proprietários europeus. Isto, na mesma altura em que a versão standard do Model S conquista a cinco estrelas nos testes anti-colisão do Euro NCAP.

A notícia da entrega das primeiras unidades do Tesla Model S Plaid acaba de ser avançada pelo site especializado na marca fundada por Elon Musk, Teslarati, citando o caso de vários clientes alemães, que terão publicado nas redes sociais o respectivo 'Certificado de Conformidade" do seu novo veículo. Documento que é entregue ao proprietário, juntamente com o veículo.

De resto e olhando mais atentamente para esse mesmo 'Certificado de Conformidade', torna-se também possível apurar alguns dados, até aqui desconhecidos, relacionados com a versão para a Europa do Model S Plaid. Como é o caso do tempo de espera, além da velocidade máxima eletronicamente limitada ou até mesmo a capacidade de reboque.

O Certificado de Conformidade divulgado pela Teslarati
O Certificado de Conformidade divulgado pela Teslarati

Assim e segundo este certificado, cuja primeira imagem, refere a Teslarati, terá sido divulgada através de um fórum alemão de clientes e fãs da Tesla, o cliente em questão terá encomendado o seu Plaid em janeiro de 2021, tendo esperado quase dois anos pelo automóvel. O qual, após ter saído da linha de montagem no dia 21 de outubro de 2022, terá chegado agora às suas mãos.

Com velocidade limitada a 300 km/h

Já no capítulo técnico, destaque para o facto da Tesla anunciar, para o Model S Plaid europeu, uma velocidade máxima de 300 km/h (186 mph), ou seja, mais do que do que os 262 km/h (163 mph) com que o modelo foi lançado nos EUA. Mas, também, menos que os 321 km/h (200 mph) prometidos pela marca no site oficial norte-americano.

Entretanto e no caso da versão para o mercado norte-americano, o modelo recebeu já um update de software via wireless que elevou a velocidade máxima para os 281,6 km/h (175 mph), isto depois de uma atualização anterior que acrescentou aos modos de condução um 'Track Mode', ou 'Modo Pista'.

Tesla Model S Plaid
Tesla Model S Plaid

Quanto Tesla Model S Plaid europeu, o documento agora divulgado também revela que esta versão pode, igualmente, ver melhorada a sua velocidade máxima autorizada, para os 322 km/h, ,mas apenas se o proprietário optar pelo opcional kit de travagem com discos em carbo-cerâmica. Solução que, refere a Taslarati, deverá estar disponível ainda este outono, por um preço a rondar os 20 mil dólares, pouco mais de 19 mil euros.

Finalmente, o 'Certificado de Conformidade' divulgado revela, ainda, que o Model S Plaid europeu será fornecido, de origem, com gancho de reboque, a permitir uma capacidade de reboque pouco acima dos 1.500 kg.

Model S com cinco estrelas

Entretanto e ao mesmo tempo que surgem notícias da entrega das primeiras unidades do Model S Plaid, a divisão europeia da Tesla acaba de anunciar que o novo Model S acaba de receber a classificação de cinco estrelas nos testes de segurança e colisão do Euro NCAP.

O renovado Tesla Model S também já é cinco estrelas pela Euro NCAP
O renovado Tesla Model S também já é cinco estrelas pela Euro NCAP

Ainda de acordo com a empresa norte-americana, a mais recente evolução da proposta topo de gama da Tesla acabou por receber uma classificação de 98% no que aos sistemas de segurança diz respeito, 91% na protecção a crianças no habitáculo e 94% na protecção a ocupantes adultos.

Já em domínios como o Impacto Lateral ou o Salvamento, Extracção e Segurança Após Embate, a berlina elétrica norte-americana conseguiu o máximo de pontos.