A Tesla está a preparar a atualização de meio de vida do Model 3. Estratégia passa pela simplificação para baixar custos de produção.
A Tesla está a preparar uma atualização da berlina Model 3 para tornar este modelo mais atrativo para os consumidores e baixar os custos de produção. A atualização deste modelo recebeu o nome de código interno "Highland" e a atualização de meio ciclo de vida será semelhante à introduzida no Model S e X em 2021.
A atualização irá incluir as habituais alterações visuais no exterior e no interior. Apesar de não terem sido avançados pormenores quanto ao design e recorrendo ao Model S como referência, a Tesla poderá fazer algumas ligeiras modificações na carroçaria. Com a nova giga-prensa e outros métodos de montagem mais económicos, as alterações no exterior deverão ser simples e mais baratas para a Tesla.
No habitáculo, a Tesla deverá procurar simplificar ainda mais o já minimalista painel de bordo do Model 3 para baixar os custos de produção. A aposta deverá passar pela melhoria daquilo que é mais utilizado pelos condutores, o ecrã do sistema de infoentretenimento.
A atualização surge num momento em que o mercado de veículos elétricos se torna mais competitivo na China, o segundo maior para a Tesla, depois dos Estados Unidos. O fabricante foi obrigado recentemente baixar os preços do Model 3 de modo a enfrentar uma concorrência cada vez mais feroz naquele país.
O renovado Model 3 deverá entrar em produção no terceiro trimestre de 2023, na fábrica da Tesla de Xangai. Deverá ser construído igualmente na unidade de Fremont, nos Estados Unidos.