O lançamento de modelo de entrada da Tesla, denominado Model 2, já não se vai concretizar porque o projeto terá sido cancelado e uma das causas, mas não a única, poderá ter origem na China.
Tudo indica que o Tesla Model 3 vai continuar a ser o modelo mais "barato" da marca norte-americana de veículos elétricos num futuro próximo. A Reuters avança que os planos para a produção do chamado Model 2 com preço de 25 mil euros foi cancelado.
A agência Reuters não adianta uma razão específica para a decisão, mas a agressiva competição no segmento de entrada da China pode ter sido uma das causas.
A decisão também parece ser recente. A Reuters cita várias fontes e mensagens que apontam para conversas ocorridas em final de fevereiro e início de março.
Uma alegada mensagem de 1 de março aconselha o departamento de engenharia a não dizer aos fornecedores que o programa está a ser cancelado, enquanto outras fontes sugerem que a aposta da empresa vai mudar de um automóvel de entrada para o desenvolvimento de robotáxis.
O CEO da Tesla, Elon Musk, utilizou a rede social X (antigo Twitter) para negar a notícia, afirmando que a "Reuters está a mentir (outra vez)".
Resultados aquém dos esperados
Rumores de um pequeno Tesla posicionado abaixo do Model 3 já têm vários anos. Pensado com um pequeno hatchback deveria concorrer com o Chevrolet Bolt ou o Nissan LEAF, mas as tendências nos veículos elétricos mudaram desde o aparecimento desses rumores.
A procura de veículos elétricos abrandou nos Estados Unidos e mesmo a Tesla foi afetada pela quebra. Os resultados do primeiro trimestre não foram tão bons como os esperados e depois há o factor China. Naquele país existe um excesso de capacidade de produção que conduz a uma competição feroz.
LEIA TAMBÉM
Será desta? Tesla volta a prometer um modelo de entrada para 2025
A Reuters especula que o fluxo de automóveis elétricos baratos das marcas chinesas poderá ter sido um fator na decisão da Tesla.
De qualquer maneira, o trabalho de desenvolvimento do pequeno automóvel não será perdido. A produção do Robotáxi irá utilizar a mesma nova plataforma, embora se desconheça quando será lançado e quais os volumes. Provavelmente, a Tesla não irá fabricar tantos veículos quanto os planeados originalmente. E ainda subsiste a questão legal sobre onde e como podem ser usados os veículos sem condutor.