Tesla "rouba" melhor volta à Porsche em Nürburgring

Um Tesla Model S Plaid bateu o recorde da melhor volta no circuito de Nürburgring Nordschleife, batendo o tempo do Porsche Taycan Turbo S

Um Tesla Model S Plaid bateu o recorde da melhor volta para um veículo elétrico no circuito alemão de Nürburgring Nordschleife, batendo o tempo do Porsche Taycan Turbo S por oito segundos. 

A Tesla voltou ao circuito alemão de Nürburgring Nordschleife para efetuar a melhor volta para veículos elétricos de produção com uma versão atualizada do Model S Plaid, tendo sido registado um tempo de 7m25,331s.

Durante a volta ao traçado de 20,76 quilómetros, o Model S Plaid, que tinha atrás do volante o antigo piloto de Fórmula 3 Tom Schwister, alcançou velocidades de 288 km/h. O recorde anterior era de 7m33s e tinha sido alcançado pelo piloto de testes da Porsche Lars Ken num Taycan Turbo S em agosto de 2022.

https://youtu.be/Y1r4ZotaY6U

A Tesla reivindica este tempo como um recorde oficial e a câmara instalada a bordo revela que existe um banco para o acompanhante, assim como um arco de proteção, mas, para além disso, parece um carro de produção. Curiosamente, a opção para o volante recaiu no tradicional em vez daquele denominado "yoke", isto é, cortado na metade superior.

Potência combinada de 1020 cv

O Model S Plaid está equipado com um sistema de três motores elétricos que desenvolve uma potência combinada de 1020 cv (segundo a própria Tesla) e um binário de 1420 Nm, que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,1 segundos! 

A marca de veículos elétricos fundada por Elon Musk anuncia uma autonomia de 600 km para a sua berlina topo de gama e também reivindica que o inovador sistema de tração integral consegue manter a potência de pico até à velocidade máxima de 322 km/h.

LEIA TAMBÉM
É a luta pelo ceptro! Porsche Taycan Turbo S é o novo recordista de Nürburgring

A vectorização de binário integra o sistema de três motores, ajudando a melhorar o comportamento dinâmico da viatura e é uma forma de mitigar ao seu elevado peso em vazio, que se deve às baterias de maior capacidade.

Ao abrigo do "Track Package", o Model S recebeu jantes de alumínio forjado de 20", travões em carbono-cerâmica e pneus de competição Goodyear Zero G, 285/35 à frente e 305/30 atrás.